São Paulo, terça-feira, 08 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Policiais alegam retaliação à revista das celas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os policiais que participaram da revista da cadeia de Sorocaba no mês passado alegam estar sofrendo represália dos presos, segundo o delegado-seccional da cidade, Francisco Alberto de Souza Campos.
Dias antes da denúncia de tortura chegar ao Ministério Público, de acordo com ele, houve uma varredura nas celas e oito celulares foram recolhidos, além de drogas e estiletes.
"Temos encontrado coisas em todas as incursões que fizemos dentro da cadeia."
No dia 28, data da suposta sessão de tortura, o delegado-seccional diz que foram apreendidas porções de maconha, um aparelho celular, diversos estiletes e até um batente da grade de uma das celas transformado em espada.
Sorocaba tem duas cadeias públicas, sendo que a mais nova está em funcionamento desde setembro do ano passado.
"Na minha convicção, ainda não está confirmada a tortura relatada pelos presos", disse.
As revistas nas cadeias da cidade, em busca de objetos proibidos nas celas, são feitas por policiais que não trabalham na unidade. A intenção é evitar represálias dos presos no dia-a-dia, após a descoberta de drogas, armas ou planos de fuga.


Texto Anterior: Promotor pedirá ajuda ao Gaeco
Próximo Texto: Detentos ferem 3 no presídio em greve no CE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.