São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOLIDARIEDADE

Erradicar a pobreza e reduzir desigualdades são alguns dos objetivos

Metas da ONU são tema de evento

MAYRA STACHUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de 40 organizações sociais e empresas lança amanhã a primeira Semana Nacional Pela Cidadania e Solidariedade.
Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e de um representante do governo do Estado, o evento será aberto às 11h no memorial da América Latina, em São Paulo.
O objetivo é alertar a sociedade para o cumprimento dos Objetivos do Milênio, instituídos pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 - grandes metas a serem atingidas por governos e sociedades civis de todo o mundo, visando a erradicação da pobreza, a diminuição das desigualdades e o desenvolvimento, que devem ser alcançadas por todos os países, conforme a declaração, até 2015.
Os oito objetivos são: erradicação da fome e da miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das gestantes, combate à Aids, à malária e a outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e trabalho pelo desenvolvimento.
Ao fim da semana, será lançada uma campanha publicitária apresentando o projeto em torno do tema "Oito jeitos de mudar o mundo", com o slogan "Nós podemos". Foi criado ainda o site www.nospodemos.org.br.
De acordo com Oded Grajew, um dos líderes do movimento, essa é uma iniciativa inédita. "A ONU ficou surpresa. Não esperava uma ação tão grande em cima das metas."
As edições da semana serão anuais, com início próximo ao dia 9 de agosto, aniversário da morte de Herbert de Souza, Betinho, que será o símbolo do movimento.


Texto Anterior: Mundo conectado: Lista com a idade para jogos é "esquecida"
Próximo Texto: Evento: Debate discute trabalho e educação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.