São Paulo, sábado, 8 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissário deve retirar 40% do esgoto lançado no rio Tietê

FABIO SCHIVARTCHE
da Reportagem Local

Os paulistanos vão ter motivos para comemorar o dia do rio Tietê, em 22 de setembro. É que o governo estadual marcou para essa data o início do funcionamento do emissário do rio Pinheiros, que vai retirar cerca de 40% do esgoto doméstico e industrial que hoje é lançado nesses dois rios.
O emissário, que custou R$ 78,3 milhões, é parte do Projeto Tietê, programa iniciado em 1992 mas que só agora, depois de seis anos de denúncias de desvios de recursos e obras paradas, começa a trazer resultados.
A obra vai permitir que o esgoto que chega ao rio Pinheiros (e depois iria se dispersar no Tietê) seja levado, por meio de um túnel de 7,5 km de comprimento, para a estação de tratamento de Barueri -que também está sendo reformada e ampliada.
Além do emissário, especialistas contratados pelo governo estão testando um outro processo de limpeza do rio: a flotação, técnica na qual se adiciona produtos químicos à água para que os poluentes se aglutinem, subam à superfície e possam ser recolhidos com mais facilidade.
A flotação foi testada inicialmente no laboratório da Universidade Federal de São Carlos e nos canais da praia da Enseada, no Guarujá. Agora, estão sendo realizados testes no rio Pinheiros (perto do Cebolão) e nos lagos dos parques da Aclimação e do Ibirapuera.
"Nunca se tentou a flotação em um rio tão grande como o Pinheiros, mas os testes indicam que a chance de reduzir a poluição é grande", diz o secretário estadual dos Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Hugo Marques da Rosa, que vistoriou a estação piloto do Cebolão. "O cheiro ruim do rio deve diminuir com a flotação (prevista para o ano 2000)."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.