São Paulo, domingo, 08 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto quer diversidade de experiências

DA REDAÇÃO

O Dicionário do Trabalho Vivo é um projeto da Cidade do Conhecimento que trata, em sentido amplo, do emprego -fator fundamental na atração das comunidades de baixa renda à internet.
"O Dicionário testa os princípios da Cidade do Conhecimento, que propõe um uso ativo da web. O computador não tem que destruir empregos, mas, sim, construí-los", diz Alexandre Loloian, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, financiadora da iniciativa.
Paulo Lemos, 38, coordenador do Dicionário, destaca o caráter heterogêneo dos grupos. Estão integrados na atividade, entre outros, alunos do ensino médio e da universidade, professores, especialistas e membros das comissões municipais de emprego. O projeto possibilita a qualquer interessado inscrever-se.
"Pessoas de todas as formações têm, sim, o que acrescentar à discussão. Para participar do projeto, é necessária uma certa humildade intelectual", diz Lemos.
Loloian destaca, por exemplo, a exploração do potencial criativo de desempregados. "São pessoas de muita criatividade, ainda que restrita a um contexto específico. Elas têm muito a contribuir no estudo de engenharia social que visa inserir os sem-emprego no mercado de trabalho."
Silvio Hotimsky, orientador educacional do terceiro ano do ensino médio do Colégio Equipe, de São Paulo, incentiva os alunos e os professores a participarem do Dicionário. "Para uma escola, é genial. Une gente que dificilmente se integraria. Permite que se amplie a capacidade de problematização das coisas."

Como funciona
A primeira seleção de temas do Dicionário foi escolhida. Entre os verbetes, estão globalização, microcrédito, qualidade de vida e educação a distância. As inscrições para o projeto continuam abertas no site da Cidade.
A sistemática do Dicionário é similar à de uma equipe de trabalho. São atribuídas funções aos membros (editor, relator, mediador, mentor e participante). O grupo vai debater pela internet e em locais a definir. Após o processo de discussão, será consolidado o verbete.



Texto Anterior: Rede é usada para achar emprego
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.