São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

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TRÂNSITO

Placa que barrava a entrada desses veículos na passagem da Cidade Jardim, instalada "por engano", foi retirada

Ônibus e caminhões podem usar novo túnel

DA REPORTAGEM LOCAL

O sentido centro-bairro do túnel da av. Cidade Jardim sob a Brigadeiro Faria Lima foi aberto ontem ao tráfego e liberado inclusive para a passagem de ônibus e caminhões com até 4,3 metros.
A cerimônia de inauguração da obra começou às 15h e, antes das 16h, os veículos já podiam acessá-la. Motoristas reclamavam dos semáforos que vão persistir na entrada da passagem subterrânea, no cruzamento da Nove de Julho com a Cidade Jardim, e que minimizam as vantagens da obra.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) retirou a placa colocada no dia anterior que proibia a entrada de ônibus e caminhões no túnel, batizado de Max Feffer, empresário morto em 2001 que presidiu o grupo Suzano.
O diretor de operações da CET, Irineu Gnecco Filho, disse que ela havia sido instalada "por engano" e que esses veículos não serão impedidos de circular nessa passagem nem na da av. Rebouças.
Aos caminhões, porém, será mantida a restrição já existente de circulação no bairro das 6h às 21h. As linhas de ônibus não passarão pelo túnel, que ficará fechado, por enquanto, da 0h às 6h. Mas as de fretamento terão acesso livre.
A direção centro-bairro da passagem subterrânea é considerada pela CET a mais importante para aliviar congestionamentos. O primeiro dia útil de teste é hoje, principalmente no fim da tarde, quando há fluxo maior no sentido.
A velocidade máxima permitida será de 50 km/h, inferior à de outros túneis de São Paulo, cujo limite atinge 70 km/h. A passagem aberta tem duas faixas de tráfego com extensão de 750 metros, sendo 55 metros subterrâneos e 200 metros em rampas. Ela será monitorada por quatro câmeras. Um painel instalado na entrada informa as condições do trânsito.
Com a abertura do sentido centro-bairro, quem quiser acessar a marginal Pinheiros sentido Lapa não poderá entrar no túnel, já que ele desemboca na ponte Cidade Jardim. A opção é ir pela via paralela à entrada do túnel e que dá acesso à Faria Lima. Entretanto, ela pode ser alvo de lentidão por ter somente uma faixa, que também será ocupada por ônibus.
O secretário Valdemir Garreta (Projetos Especiais) confirmou a intenção de liberar a passagem na av. Rebouças ainda em outubro, mês de eleições, antecipando a previsão inicial, novembro. O sentido bairro-centro do túnel da Cidade Jardim também deve ser aberto no final do mês que vem.
A inauguração de ontem não teve a participação da prefeita Marta Suplicy (PT) por impedimento da lei eleitoral. O marido dela, Luis Favre, porém, compareceu ao evento, ao lado do vice-prefeito, Hélio Bicudo, morador da região. A cerimônia, no feriado da Independência, teve apelos patrióticos. Foram lançados ao céu balões verde e amarelo, em meio ao som do choro "Brasileirinho".
Uma candidata a vereadora pelo PP, partido de Paulo Maluf, compareceu ao evento com um carro de som fazendo críticas à obra. O veículo foi um dos primeiros a passar pelo túnel. A candidata dizia que a obra inaugurada era "só para os ricos".
A obra da passagem na Cidade Jardim, orçada inicialmente em R$ 82,8 milhões, custou R$ 121,8 milhões -alta de 47,1%.


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