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TRÂNSITO
Placa que barrava a entrada desses veículos na passagem da Cidade Jardim, instalada "por engano", foi retirada
Ônibus e caminhões podem usar novo túnel
DA REPORTAGEM LOCAL
O sentido centro-bairro do túnel da av. Cidade Jardim sob a Brigadeiro Faria Lima foi aberto ontem ao tráfego e liberado inclusive
para a passagem de ônibus e caminhões com até 4,3 metros.
A cerimônia de inauguração da
obra começou às 15h e, antes das
16h, os veículos já podiam acessá-la. Motoristas reclamavam dos semáforos que vão persistir na entrada da passagem subterrânea,
no cruzamento da Nove de Julho
com a Cidade Jardim, e que minimizam as vantagens da obra.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) retirou a placa
colocada no dia anterior que proibia a entrada de ônibus e caminhões no túnel, batizado de Max
Feffer, empresário morto em 2001
que presidiu o grupo Suzano.
O diretor de operações da CET,
Irineu Gnecco Filho, disse que ela
havia sido instalada "por engano"
e que esses veículos não serão impedidos de circular nessa passagem nem na da av. Rebouças.
Aos caminhões, porém, será
mantida a restrição já existente de
circulação no bairro das 6h às 21h.
As linhas de ônibus não passarão
pelo túnel, que ficará fechado, por
enquanto, da 0h às 6h. Mas as de
fretamento terão acesso livre.
A direção centro-bairro da passagem subterrânea é considerada
pela CET a mais importante para
aliviar congestionamentos. O primeiro dia útil de teste é hoje, principalmente no fim da tarde, quando há fluxo maior no sentido.
A velocidade máxima permitida
será de 50 km/h, inferior à de outros túneis de São Paulo, cujo limite atinge 70 km/h. A passagem
aberta tem duas faixas de tráfego
com extensão de 750 metros, sendo 55 metros subterrâneos e 200
metros em rampas. Ela será monitorada por quatro câmeras. Um
painel instalado na entrada informa as condições do trânsito.
Com a abertura do sentido centro-bairro, quem quiser acessar a
marginal Pinheiros sentido Lapa
não poderá entrar no túnel, já que
ele desemboca na ponte Cidade
Jardim. A opção é ir pela via paralela à entrada do túnel e que dá
acesso à Faria Lima. Entretanto,
ela pode ser alvo de lentidão por
ter somente uma faixa, que também será ocupada por ônibus.
O secretário Valdemir Garreta
(Projetos Especiais) confirmou a
intenção de liberar a passagem na
av. Rebouças ainda em outubro,
mês de eleições, antecipando a
previsão inicial, novembro. O
sentido bairro-centro do túnel da
Cidade Jardim também deve ser
aberto no final do mês que vem.
A inauguração de ontem não teve a participação da prefeita Marta Suplicy (PT) por impedimento
da lei eleitoral. O marido dela,
Luis Favre, porém, compareceu
ao evento, ao lado do vice-prefeito, Hélio Bicudo, morador da região. A cerimônia, no feriado da
Independência, teve apelos patrióticos. Foram lançados ao céu
balões verde e amarelo, em meio
ao som do choro "Brasileirinho".
Uma candidata a vereadora pelo PP, partido de Paulo Maluf,
compareceu ao evento com um
carro de som fazendo críticas à
obra. O veículo foi um dos primeiros a passar pelo túnel. A candidata dizia que a obra inaugurada era "só para os ricos".
A obra da passagem na Cidade
Jardim, orçada inicialmente em
R$ 82,8 milhões, custou R$ 121,8
milhões -alta de 47,1%.
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