São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilesos também podem acionar Justiça, diz advogado

da Reportagem Local

As pessoas que saíram sem ferimentos do acidente em Osasco também podem pedir indenização, caso tenham sofrido traumas psicológicos devido ao desabamento, diz o advogado Enéas de Oliveira Matos, especializado em direito civil.
De acordo com Matos, esse dano pode ser incluído entre os danos morais, que compõem, junto com os danos materiais, o total de prejuízos causados às vítimas.
Os danos materiais são mais facilmente calculados. Em caso de morte, são pagos aos parentes da vítima levando em consideração o salário de quem morreu e o tempo que faltava para completar 65 anos, considerados expectativa média de vida.
Em caso de invalidez, um perito dirá a porcentagem da invalidez, para o cálculo do dano.
Já o dano moral é de difícil determinação. Segundo Matos, um dos critérios para seu cálculo é a condição financeira de quem causou o dano. "Se o réu tem boas condições financeiras, a indenização é maior", diz.
O teto para essas reparações seria de 10,8 mil salários mínimos, ou R$ 1,3 milhão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.