São Paulo, terça, 8 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda o que é ressonância

da Reportagem Local

A ressonância, que pode ter desencadeado o processo que culminou no desabamento, é um fenômeno físico que ocorre quando uma vibração do meio ambiente passa a ter a mesma frequência da vibração natural do objeto -no caso, a estrutura do templo.
Seria uma sobreposição de vibrações (de mesma frequência) que pode resultar em um efeito de grande amplitude -mesmo que as interferências do meio ambiente sejam, isoladamente, de pequena intensidade.
Por essa hipótese, alguma onda (ou uma série de ondas) teria aumentado a oscilação da estrutura do prédio, provocando danos que comprometeram sua resistência e culminaram com a ruptura da viga principal do templo.
Na Universal, diversos fatores podem ter contribuído para desencadear uma variação da frequência dessa onda.
Internamente, os ruídos provocados pelos fiéis (vozes, palmas, gritos, bater de pés). Externamente, o vento e as trepidações do solo causadas pela passagem de ônibus e trens nos entornos do prédio.
O fenômeno da ressonância já foi observado algumas vezes na ponte Rio-Niterói (RJ), durante temporais, provocando oscilações de grande intensidade. Foi possível ver a ponte mexendo.
Esses casos ocorreram porque o vento passou a vibrar na mesma frequência da estrutura da ponte, provocando uma sobreposição de efeitos -visíveis, mas não suficientes para afetar sua estrutura.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.