São Paulo, sexta-feira, 08 de novembro de 2002

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Cheias e deslizamentos de terra afetam Minas e Rio

Frente fria leva chuva ao Sudeste e ao Sul, mas começa a perder força

Ana Carolina Fernandes/ Folha Imagem
Garoto passa de bicicleta no calçadão da lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, que transbordou


DA AGÊNCIA FOLHA
DA SUCURSAL DO RIO
DA REDAÇÃO


A frente fria que está perdendo a intensidade na Bahia deixou a primavera com jeito de inverno em alguns Estados do Sul e do Sudeste. Em Minas Gerais, as chuvas fizeram rios transbordar e deixaram moradores desabrigados. No Rio, por causa do mau tempo o Aeroporto Santos Dumont fechou duas vezes pela manhã, e a lagoa Rodrigo de Freitas chegou a transbordar.
Temperaturas próximas aos 10ºC foram registradas em Curitiba e em outras cidades do sul do Paraná nos dois últimos dias.
No porto de Paranaguá, o descarregamento de cem caminhões de açúcar -somando 2,7 mil toneladas do produto- foi interrompido por seis dias. Com as chuvas, caiu o ritmo de embarque nos navios e os silos ficaram cheios. O descarregamento só começou ontem.
Em Minas Gerais, a região que mais sofreu estragos com as chuvas foi a centro-oeste, principalmente na cidade de Perdões. O município se localiza em uma área cercada de rios e ribeirões, que transbordaram no início da semana, deixando 79 desalojados e 30 desabrigados.
A capital mineira, Belo Horizonte, teve dias de trânsito caótico, devido à queda de árvores. O belo-horizontino teve também manhãs de frio.
A temperatura mínima registrada ontem na cidade foi de 14ºC.
O trânsito no Rio também foi afetado ontem, em função de um deslizamento de terra e da queda de uma árvore na avenida Niemeyer (que liga o Leblon a São Conrado, na zona sul), às 6h.
A avenida ficou interditada nos dois sentidos, o que causou um enorme engarrafamento na auto-estrada Lagoa-Barra, única via de acesso para quem ia ou voltava da Barra da Tijuca (zona oeste) em direção à zona sul.
Segundo o Instituto de Meteorologia, a tendência para hoje é de elevação da temperatura no centro-sul do país. Uma nova frente fria, prevista para chegar ao Rio Grande do Sul no sábado e atingir São Paulo na noite de domingo, deve provocar novas chuvas.


Texto Anterior: Outro lado: Preço "pareceu adequado", diz diretor-geral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.