UOL


São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VESTIBULAR 2004

São 76,73 candidatas para cada uma das vagas; na USP, publicidade e propaganda lidera, com 61,8

Na Fuvest, curso da PM é o mais concorrido

DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio aos ataques atribuídos ao PCC a bases da polícia de São Paulo, o curso de formação de oficiais femininos da Academia de Polícia Militar do Barro Branco é, pelo segundo ano consecutivo, o mais disputado da Fuvest, maior vestibular do país e que seleciona os estudantes da USP, da Santa Casa e da academia de polícia. A relação foi divulgada ontem.
Para cada vaga no curso de formação de oficiais, há 76,73 candidatas. A concorrência para os homens é menor: 43,54.
O segundo curso mais disputado, como no ano anterior, é publicidade e propaganda, com 61,8 candidatos por vaga. Jornalismo perdeu a terceira colocação para o curso superior de audiovisuais (56,31 candidatos/vaga), ocupando a quarta colocação, com 47,72 candidatos por vaga.
Um dos motivos pela grande disputa nessas carreiras é a pouca quantidade de vagas. Apenas 15 candidatas serão aprovadas para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Publicidade e propaganda tem 50 vagas.
Nenhuma dessas carreiras está entre as cinco que mais atraíram candidatos em números absolutos. Medicina continua sendo a mais procurada, com 13.432 inscritos para as 375 vagas, seguida de direito, com 11.919 para 460 vagas, e engenharia, computação e matemática, com 9.676 para 870 vagas. O maior número de cadeiras nessas carreiras faz com que a disputa seja relativamente menor.
O exame da Fuvest para ingresso em 2004 teve 2,1% menos inscritos do que o último vestibular. No total, 157.808 pessoas se inscreveram no processo seletivo, contra as 161.147 do ano passado.
Das universidades estaduais paulistas (USP, Unicamp e Unesp), a Fuvest foi a última a divulgar a concorrência em seus cursos, pois adota um sistema diferente das demais em relação às provas de aptidão para determinados cursos, como artes plásticas e música. As provas são aplicadas antes da primeira fase, e apenas os candidatos considerados aptos continuam a concorrer em sua primeira opção.
As pessoas que não passaram poderão disputar vagas em outros cursos. Por isso a concorrência dessas carreiras costuma ser mais baixa do que a das demais, pois são contados apenas os já aprovados nas provas de aptidão.
A Fuvest também divulgou ontem a relação dos candidatos aprovados nessas provas. A lista está em www.fuvest.br.
Descontadas as carreiras que têm prova de aptidão, o curso menos procurado foi fonoaudiologia em Bauru, com 125 inscritos. O menos disputado é matemática aplicada, ministrado no campus de Ribeirão Preto, com 3,51 candidatos por vaga.
A primeira fase da Fuvest acontece no próximo dia 30, a partir das 13h. A lista final de aprovados para a matrícula será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2004.

PUC-SP, FEI e FGV
As inscrições para o vestibular da PUC-SP, que deveriam terminar hoje, foram prorrogadas até a próxima quarta-feira pela internet (www.vestibular.pucsp.br) ou no posto montado no campus da instituição (rua Ministro Godoy, 969, Perdizes). Participam do vestibular outras cinco faculdades além da PUC-SP. Mais informações: 0/xx/11/3873-2255.
Já a FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) aplicará a primeira fase de seu vestibular no domingo a partir das 9h. Os candidatos do curso de economia farão prova também no dia 16. Mais informações: 0/xx/11/3281-7711.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Justiça: Projeto amplia em 33,5% o número de varas federais
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.