São Paulo, quinta-feira, 08 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

No Rio existe "impunidade eficaz", diz relator da ONU

DA SUCURSAL DO RIO

No primeiro dia de visitas ao Rio, o relator especial da ONU (Organização das Nações Unidas) para casos de execuções arbitrárias e extrajudiciais, Philip Alston, falou que no Estado existe uma "impunidade eficaz", caracterizada por crimes cometidos por policiais sem que haja "investigação, perseguição nem punição aos autores".
Enviado pela ONU para preparar um relatório sobre violência policial, Alston disse que sua visita ao Rio é para "ouvir, aprender e verificar a situação das execuções extrajudiciais cometidas por forças do governo, policiais ou outras".
De manhã, na PUC (Pontifícia Universidade Católica), ele recebeu de ONGs (organizações não-governamentais) e entidades civis um relatório contendo informações sobre a recente matança do complexo do Alemão (19 suspeitos mortos por policiais) e outros episódios. A viagem ao Brasil dura 11 dias. Ele já esteve em São Paulo e ainda deve passar por Pernambuco e Brasília.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio não quis comentar as declarações do relator da ONU.


Texto Anterior: TCU barra licitação para obra em Cumbica
Próximo Texto: Polícia conclui que padre Júlio sofreu extorsão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.