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Projeto prevê novas regras para os polos geradores de tráfego
DA REPORTAGEM LOCAL
Um projeto em discussão na
Câmara prevê que as obras exigidas pela prefeitura para reduzir os impactos no tráfego causados por grandes empreendimentos terão de ser realizadas
antes da inauguração.
Atualmente, não há essa
obrigação. Há casos em que as
medidas mitigadoras sequer
são realizadas mesmo anos
após o início das atividades.
O texto foi elaborado pela Secretaria Municipal dos Transportes e deve ser votado em segundo turno. A votação ainda
não ocorreu porque não há
acordo entre os líderes partidários. O PT e alguns parlamentares de situação são contra.
Vereadores de oposição admitem que o texto tem avanços,
como o estabelecimento de
prazos para as obras, mas criticam o modelo adotado pela
prefeitura para definir os medidas mitigadoras dos polos.
Chico Macena (PT), ex-presidente da CET na gestão Marta Suplicy, diz que a análise tem
de levar em conta a capacidade
de tráfego de toda a região, não
apenas do empreendimento
em si, como é feito hoje. O projeto não muda essa questão.
Outra regra nova em discussão estabelece prazo de 180
dias para a execução das obras
listadas pela prefeitura. Caso
não sejam realizadas nesse prazo, o projeto será reavaliado pela Secretaria de Transportes,
que pode fazer modificações.
O projeto proíbe ainda que
todos os alvarás da obra sejam
emitidos sem que as medidas
estabelecidas pela Secretaria
de Transportes tenham sido
cumpridas ao menos parcialmente. O Habite-se, no entanto, só será emitido após a conclusão total das obras.
Serão considerados polos geradores de tráfego, caso o projeto seja aprovado, todos os
empreendimentos residenciais
com 500 vagas de garagem ou
mais. Prédios comerciais entrarão na regra se tiverem a
partir de 280 vagas ou 120, se
estiverem localizados nas vias
da maior tráfego ou em áreas de
operações urbanas.
(EVANDRO SPINELLI E ALENCAR IZIDORO)
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