São Paulo, domingo, 8 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Material está sendo distribuído em escolas da rede pública
Antônio Carlos Jobim inspira kit ecológico

ANDRÉA DE LIMA
da Agência Folha

Educação ambiental embalada por músicas de Tom Jobim. Essa combinação inspirou a criação de um kit, composto de vídeos, livros, partituras musicais, fitas e sementes de árvores para plantio, que está sendo distribuído para alunos de 400 escolas da rede pública de sete Estados do país -SP, RJ, ES, PR, MG, GO e DF.
O maestro Tom Jobim, que morreu em 94, sempre foi simpatizante de causas ecológicas.
O kit "Tom da Mata" tem como público alvo professores e alunos de 5ª a 8ª série, com idades que variam de 10 a 15 anos. Professores de escolas capixabas foram os primeiros a ser submetidos à capacitação em educação ambiental e já iniciaram a introdução do kit.
Nos dez vídeos que compõem a série, uma banda musical formada por quatro adolescentes toca canções de Tom Jobim. Elas são entremeadas por jogos de RPG ( jogo interativo que mistura teatro e tabuleiro) e discussões sobre temas ecológicos.
O vídeo "O Homem e a Mata" discute o processo de extinção da mata atlântica -reduzida de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, em 1500, para os atuais 86,2 mil quilômetros quadrados.
Entre as causas da mata estar sendo dizimada, está o problema do lixo. As reciclagens industrial e caseira são apresentadas no vídeo como alternativa para a recuperação da mata.
Uma versão inédita em português para a música "Forever Green" -originalmente composta para a Eco 92-, foi escrita e interpretada pelo neto do compositor, Daniel Jobim. "Sempre Verde" é uma das 14 músicas de Tom que permeiam os programas. A canção também faz parte do cancioneiro (coleção) e da fita que compõem o kit.
Um depoimento de Tom Jobim sobre seu conhecimento e fascínio pela mata é introduzido em um trecho do documentário "Visão do Paraíso".
O projeto, idealizado pela Fundação Roberto Marinho, foi realizado em parceria com Furnas e Instituto Antonio Carlos Jobim e contou com o apoio da SOS Mata Atlântica.
Por ser um projeto concebido a partir das músicas do maestro, o "Tom da Mata" foi beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura. No total, seu custo foi estimado em R$ 1,8 milhão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.