São Paulo, sexta-feira, 09 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto de Congonhas fecha por seis vezes, e vôos atrasam por causa da chuva

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA ONLINE

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, fechou seis vezes ontem em razão da chuva, causando atrasos de vôos e mudanças de rotas.
Pela manhã, a pista principal do aeroporto foi fechada quatro vezes -das 6h40 às 6h55, das 8h às 8h10, das 9h36 às 9h50 e das 11h35 às 12h35. Nas três primeiras vezes o fechamento aconteceu apenas para medir a quantidade de água na pista -desde anteontem, uma ordem judicial determina que isso seja feito em caso de chuva para evitar que os aviões derrapem na hora das manobras.
Mesmo antes da decisão judicial, por questões de segurança, a pista é interditada quando possui pelo menos 3 mm de lâmina d'água (uma película de água que recobre a pista e faz com que os pneus percam a aderência com o solo). Por causa deste problema, recentemente, aviões derraparam.
Às 11h35, a água ultrapassou os 3 mm, e foi necessário o fechamento por mais uma hora.
Às 17h38, o aeroporto voltou a suspender pousos e decolagens, dessa vez por um período de uma hora e 15 minutos.
Doze vôos precisaram ser encaminhados para o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, e um foi direcionado para Viracopos, em Campinas (95 km a noroeste da capital).
Até a conclusão desta edição, o último fechamento da pista ocorreu por volta das 21h. Ela foi reaberta dez minutos depois, após ser concluída a medição da quantidade de água.
Segundo a Infraero, às 18h havia mais de 20 pousos atrasados em Congonhas. Entre as decolagens, havia outras nove atrasadas em mais de uma hora. No aeroporto de Guarulhos, pelo menos 18 pousos - um deles estava mais de oito horas atrasado- e 12 decolagens estavam atrasados.


Texto Anterior: Violência: Rapaz confessa ter esquartejado a mãe na Grande SP
Próximo Texto: Companhias aéreas prometem evitar caos no Carnaval
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.