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Ensino público piorou mais que o privado
Dados do Saeb mostram que, de 1995 a 2005, as notas obtidas por alunos da rede pública caíram mais que os da particular
No 3º ano do ensino médio, por exemplo, a distância entre as duas redes aumentou 182,95% na prova de língua portuguesa
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL
Embora o desempenho dos
alunos tanto da rede privada
quanto da pública tenha piorado nos últimos dez anos, dados
das últimas avaliações feitas
pelo governo federal apontam
que aumentou ainda mais a distância da qualidade de ensino
entre os dois sistemas.
Tabulação feita pela Folha
mostra que a queda entre 1995
e 2005 nas médias no Saeb
(exame aplicado pelo Ministério da Educação) foram maiores na rede pública, o que aumentou a vantagem dos colégios particulares.
O caso mais grave ocorreu no
3º ano do ensino médio (antigo
colegial), em que a diferença
entre os dois sistemas cresceu
182,95% em português.
Em 1995, as particulares tinham médias 8,27% maiores
do que as públicas, número que
subiu para 23,4% em 2005.
O mesmo movimento aconteceu em matemática e também na 4ª e na 8ª séries do fundamental (antigo primário).
O período do levantamento
abrange os governos Fernando
Henrique Cardoso (PSDB) e
Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O poder federal tem a responsabilidade de induzir políticas educacionais para o país,
que devem ser aplicadas pelos
dirigentes estaduais e municipais, no caso da rede pública.
O Ministério da Educação do
governo Lula informou que
apenas o Inep iria se manifestar sobre os dados -o instituto
é responsável pela aplicação da
prova, mas não tem poder de
decisão com relação às políticas públicas para o país.
O presidente do órgão, Reynaldo Fernandes, estava em
trânsito e não pôde atender a
reportagem, segundo sua assessoria de imprensa.
Já o titular do MEC na gestão FHC (1995 a 2002), Paulo
Renato Souza, disse que há dez
anos a prioridade era colocar o
maior número possível de alunos nas escolas, pois o atendimento era baixo. Agora, é preciso focar nos resultados.
"Acho que as escolas, em geral, não estão focadas no aprendizado do aluno, nos resultados. E isso é mais grave no setor público", disse.
Representantes de secretários estaduais e municipais de
educação atribuem a diferença
do desempenho de escolas públicas e privadas a problemas
sócio-econômicos e a políticas
de curto prazo.
Para Lisandre Maria Castelo
Branco, professora da Faculdade de Educação da USP, o problema está no desvio de função
das escolas nos últimos anos.
"A escola é cada vez menos
escola. Ela passa a ser um local
de assistencialismo quando
passa a distribuir camisinha,
por exemplo. As escolas mais
tradicionais, que têm como
função ensinar, são as que têm
melhor resultado", diz.
Para Roberto da Silva, professor do departamento de administração escolar e economia da educação da Faculdade
de Educação da USP, a explicação para a queda de desempenho também na rede particular
é a "concorrência" com os
meios eletrônicos.
"A década avaliada sofreu
um verdadeiro "boom eletrônico", com celular, internet e games de todos os tipos que, se
despertam outras habilidades,
como a resolução de problemas, concorrem com os hábitos de leitura."
A prova
O Saeb é aplicado a cada dois
anos a alunos da 4ª e 8ª séries
do fundamental e 3ª do médio.
A idéia é mostrar a situação da
educação, por meio de provas
de português e matemática.
Colaboraram DANIELA TÓFOLI, da Reportagem
Local, e JORGE SOUFEN JR, da Folha Ribeirão
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