São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

Menino inicia 6ª geração de descendentes japoneses

GABRIELA MANZINI
DA FOLHA ONLINE

Enzo Yuta Nakamura Onishi tem apenas 3 anos, mas já é um dos símbolos do centenário da imigração japonesa no Brasil, que é comemorado neste ano. O menino é o primeiro rokussei do país, ou seja, o primeiro integrante da sexta geração de descendentes dos imigrantes que chegaram a Santos (SP) a bordo do navio Kasato Maru, em 1908.
O "título" foi descoberto há pouco mais de um ano, quando a família foi procurada pela emissora de TV estatal do Japão, a NHK, para uma reportagem.
Coincidentemente, não era a primeira vez que a família Onishi marcava seu nome na história da integração entre brasileiros e japoneses -em 1985, eles comemoraram a descoberta de que a mãe de Enzo, a farmacêutica Vanessa Mayumi Nakamura Onishi, então com 12 anos, era a primeira gossei, ou seja, a pioneira da quinta geração de descendentes no Brasil.
"Foi uma grande alegria e uma surpresa quando soubemos que o Enzo era o primeiro rokussei, porque eu engravidei com mais de 30 anos".
Todos esses marcos fizeram com que a família iniciasse uma coleção de documentos ligados aos antepassados.
O avô de Enzo e pai de Vanessa, Ossamu Nakamura, 64, exibe orgulhoso provas de que ao menos três dos quatro tetravós do menino estiveram no Kasato Maru.
"Em 2007, levamos uma tia [trisavó de Enzo e bisavó de Vanessa] a Santos e ela reconheceu o pai em uma fotografia dos passageiros do navio", conta. "Espero que ele aprenda um pouco de japonês com os avós paternos, que nasceram lá."


Texto Anterior: Eleição: Secretário deixa cargo para se candidatar
Próximo Texto: Governo enviará projeto para restringir fumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.