São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Alguns que estavam no colo tinham nove, sete ou oito anos", diz sobrevivente

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

A sobrevivente Brenda Dias Moraes, 21, diz que viu várias crianças com cerca de oito anos viajando no colo de outras pessoas no voo que caiu no Amazonas. Segundo ela, o menino de nove anos que sobreviveu só se salvou porque viajava sentado por sobre o irmão, de 23, que também escapou com vida.
"Tinha alguns que estavam [viajando] no colo que tinham nove, sete ou oito anos", disse à Folha ontem. "Tanto que a outra pessoa que conseguiu sobreviver estava com o irmão de nove anos no colo dele."
Brenda viajava sozinha. Servidora municipal em Coari, ela ia a Manaus para participar de sua formatura no curso superior de administração. A jovem diz estar ainda em "estado de choque" com a tragédia.
Ela conta que, após o impacto do avião com a água, chegou a ficar presa na saída de emergência porque outra pessoa tentava sair ao mesmo tempo.
"Quando abri a porta de emergência, o outro passageiro se precipitou e acabou saindo na minha frente. Ficamos os dois presos na porta. Tentei sair, ele tentou. Com isso, a aeronave foi pro fundo e a gente foi sendo puxado também."
O outro passageiro conseguiu se desvencilhar e os dois escaparam. "Quando saí, a aeronave já estava no fundo [do rio]. Subi nadando, com medo, me afastei. Fui para um pedaço do avião que estava boiando. Em menos de cinco minutos chegaram os ribeirinhos e ajudaram a gente."
Na hora da queda, Brenda diz que chegou a perder os sentidos. "Quando acordei, a água já estava na minha cintura. E foi só o tempo de tirar o cinto. Ouvi outro passageiro gritando que era para abrir a porta de emergência. Eu não conseguia enxergar nada, mas eu fui guiada para abrir a porta."
Em poucos segundos, o avião afundou, conta a sobrevivente. Segundo ela, a queda ocorreu cerca de dez minutos após uma das hélices do avião parar de funcionar. Nesse intervalo, conta, diz que percebeu a "agitação do piloto", mas afirma que nenhuma informação foi dada aos passageiros.


Texto Anterior: 23 dos 26 passageiros iriam a festa de aniversário em Manaus
Próximo Texto: Veja a repercussão internacional do acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.