São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva alaga quadra da Águia de Ouro, derruba muro e encharca fantasias

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A chuva forte de sábado inundou a quadra da escola de samba Águia de Ouro, sob o viaduto Pompeia (zona oeste de SP). A água chegou a 1,60 m de altura, derrubou um muro do local e encharcou fantasias e instrumentos da bateria.
No final da tarde, integrantes da escola, que desfila no grupo de acesso do Carnaval de São Paulo, ainda drenavam a quadra e secavam objetos. As fantasias foram armazenadas em um mezanino.
"A chuva subiu muito rápido e não foi possível tirar tudo a tempo de não molhar. A água só desceu às 2h", diz o presidente da escola, Sidney Carriolo.
No lugar do muro de alvenaria derrubado para o lado de fora, a escola improvisou uma cerca com placas metálicas. Ontem, a chuva foi abundante por volta das 17h, mas não causou maiores estragos na região. No sábado, porém, a média no local foi de 84 mm- bem acima do restante da cidade de 31,6 mm, em média.

Represamento
Carriolo diz que o alagamento foi agravado por outro muro construído nos fundos da escola, ao lado de uma galeria que ajuda a escoar a água.
Segundo ele, sacos de lixo levados pela água taparam os buracos do muro, represando a enxurrada. "Acabamos virando um grande piscinão, enquanto o piscinão do shopping Bourbon é que deveria funcionar."
O shopping afirma que, conforme anunciado em sua inauguração, no ano passado, tem em funcionamento dois piscinões, o principal, com 1,530 milhão de litros, e um auxiliar, com 415 mil litros.
Os reservatórios não foram suficientes para evitar que a enchente na esquina das avenidas Pompeia e Francisco Matarazzo atingisse seu estacionamento. Os motoristas ficaram ilhados, mas nenhum carro foi danificado, segundo o Bourbon, que diz que avalia se tomará outras medidas antialagamento.
Segundo a secretaria das Subprefeituras, a subprefeita da Lapa, Soninha Francine, se reunirá com a Siurb (Secretaria de Infra-estrutura Urbana) para discutir "obras de porte" a serem realizadas na região. O tipo de intervenção será definido pela própria Siurb, após a realização de estudos no local.


Colaborou MARIANA BARROS

Texto Anterior: Estragos: Chuva deixa 96 semáforos com problema e alaga Raposo e Régis
Próximo Texto: Pai e filha são mortos ao saírem de casa no Rio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.