São Paulo, sexta-feira, 09 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descascar alho é atividade comum em MG

FREE-LANCE PARA A

AGÊNCIA FOLHA

Em Contagem, é comum crianças trabalharem descascando alho. Elas auxiliam os pais, que recebem R$ 0,30 por quilo do produto.
Em maio passado, o Ministério do Trabalho recebeu denúncias sobre o trabalho infantil no município e 34 crianças foram incluídas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Elas recebem, cada uma, R$ 40,00.
Mas quase um ano após as denúncias, a situação é praticamente a mesma. Não há dados de quantas crianças trabalham, já que a atividade é feita em casa. Mas grande parte dos moradores da região de Nova Contagem sobrevive dessa atividade.
É o caso da família de Eronildes Ramalho Pinto, 44. Ela conta que todas as crianças ajudam no trabalho, inclusive o caçula, de 4 anos.
J.R.P., 9, está na segunda série e divide seu tempo entre a escola e o trabalho. Ela diz que já teve dor de cabeça por ficar debaixo do sol descascando alho. "O cheiro também é muito forte."
Segundo o médico Mário Parreira de Faria, geralmente essas crianças trabalham em locais impróprios, com mobiliário inadequado, má ventilação e luminosidade, que podem ocasionar dores na coluna, problemas respiratórios e de visão.


Texto Anterior: Criança: Promotoria afirma ter feito denúncias
Próximo Texto: Minas Gerais: Projeto leva Internet a detentos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.