São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAT ARTIFICIAL

110 animais serão removidos do lago da praça paulistana; local está passando por reforma

Tartarugas são retiradas da República

DA REPORTAGEM LOCAL

Cento e dez tartarugas começaram a ser retiradas ontem do espelho-d'água da praça da República, centro de São Paulo, que está sendo reformada.
Segundo Lúcia Miyuki, arquiteta da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo), o objetivo é evitar prejuízo aos animais durante as obras. Alguns peixes também serão removidos. "Foram colocados cartazes na praça para informar a população e mostrar que não é arbitrário."
O grupo que trabalhava no local ontem jogava comida na água e, quando as tartarugas apareciam para se alimentar, eram capturadas com pequenas redes -parecidas com as de caçar borboletas. Pedestres e visitantes paravam para ver a ação.
Fato comum a cães e gatos, as tartarugas também costumam ser abandonadas na praça por seus donos quando ficam grandes. Como o lago da República é artificial e o fundo é concretado, não é adequado a esses répteis.
Duas espécies habitam o espelho-d'água da República: tigre-d'água-brasileiro e tigre-d'água-americano (que possui uma orelha vermelha como diferencial).
A primeira espécie será destinada a um criadouro e, a segunda, considerada uma praga pelo Ibama, irá para o departamento de zoologia da USP (Universidade de São Paulo), onde será envolvida em pesquisas.
"A tartaruga brasileira encontrada na praça é nativa dos banhados do Sul, não poderia estar em São Paulo. São comercializadas irregularmente", disse o biólogo Vincent Kurt Lo, do Ibama (agência ambiental federal).
O criador Reginaldo Leone, que cuidará das tartarugas brasileiras, acompanhava a retirada dos bichos. "Teoricamente, as tartarugas não podem ficar em lagos artificiais. Nesse tanque de concreto elas têm dificuldade para se reproduzir. Mas aqui, aparentemente, estão sendo bem alimentadas e não causam danos ao ambiente", disse.
Hoje, a prefeitura deve retirar tartarugas do parque da Água Branca. (AFRA BALAZINA)


Texto Anterior: Violência: Homem rouba o carro oficial de deputado do PT a 1 quilômetro da Assembléia
Próximo Texto: Deputado do AM é detido acusado de tentar matar namorado de ex-mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.