São Paulo, domingo, 09 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico usa lentes e óculos

especial para a Folha

As lentes de contato gelatinosas comuns são mais confortáveis do que as lentes rígidas, mas não corrigem mais do que um grau de astigmatismo.
Esse problema de visão é causado por uma irregularidade da superfície da córnea. Como as lentes gelatinosas são muito flexíveis, elas se moldam à região e ficam com a mesma irregularidade que impede a visão nítida. As lentes rígidas mantêm sua forma homogênea e compensam a irregularidade da córnea.
Algumas pessoas que não se adaptam às lentes rígidas acabam usando óculos por cima das lentes gelatinosas. É o caso do médico residente em psiquiatria, Ricardo Alexandre Toniolo, 23. Ele tem 11 graus de miopia, que corrige com lentes gelatinosas descartáveis, e 1,5 grau de astigmatismo, o que o obriga a usar óculos ao mesmo tempo.
Aos 14 anos, Toniolo tentou usar as lentes rígidas, mas apresentava muito lacrimejamento e sensibilidade exagerada à luz. "Era insuportável, mal conseguia abrir os olhos. Desisti depois de uma semana", afirma.
Um ano depois, experimentou a combinação de óculos e lentes gelatinosas e gostou do resultado. "Deixei de usar óculos fundo-de-garrafa", diz.
Toniolo só retira as lentes de contato para dormir. Os óculos são usados preferencialmente para ler e para dirigir. Quando pratica natação e surfe, ele coloca óculos de proteção, sem grau, sobre as lentes de contato.

Outra solução


Toniolo poderia aposentar definitivamente os óculos se usasse um novo tipo de lentes gelatinosas conhecidas como tóricas, que corrigem alguns casos de astigmatismo e começam a ser fabricadas em versões descartáveis.
Essas lentes são mais pesadas na parte inferior do que na superior, o que impede que elas girem dentro do olho. Assim é possível colocar graus de correção em apenas um dos eixos da lente, que vai ficar exatamente sobre o eixo defeituoso da córnea, que causa o astigmatismo.
Mas isso ainda não resolve o problema de quem tem astigmatismo irregular, em que a superfície da córnea tem uma irregularidade mais acentuada. Para essas pessoas, a visão mais próxima do normal é obtida apenas com óculos ou lentes de contato rígidas. (ABJ)




Texto Anterior: Saúde: Saiba escolher as lentes e os óculos certos
Próximo Texto: Plantão Julio Abramczyk: OMS elogia atividades da saúde no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.