São Paulo, terça-feira, 09 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário diz que ação policial terá "limite legal"

DA SUCURSAL DO RIO

O novo secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, Roberto Aguiar, 61, afirmou que, no governo de Benedita da Silva (PT), a polícia não está impedida de fazer operações em favelas, mas essas ações terão "objetivos claros" e "limites legais".
"Não é ficar dando tiro adoidado. No caso de brigas e combates entre facções do crime, a polícia tem que entrar para proteger os cidadãos", disse, sem comentar a violência na madrugada de ontem em favelas da zona norte do Rio.
Nas ocupações de favelas, segundo o secretário, a polícia considerará "o senso de conveniência, a tática e a estratégia". Para ele, o objetivo das ações será a "captura dos que efetivamente são culpados da criminalidade".
Aguiar disse que o plano emergencial para o setor apresentado à Benedita da Silva não poderá ser aplicado, totalmente, nos nove meses que ela tem de governo, e terá de ter continuidade na próxima gestão.
O plano prevê, entre outras medidas, reforço do policiamento nas áreas com maior número de homicídios e a revisão da metodologia de apuração dos indicadores de criminalidade. Aguiar é advogado e exerceu, de 1996 a 1998, o cargo de secretário de Segurança do Distrito Federal.



Texto Anterior: Segurança: Guerra do tráfico faz mais duas vítimas
Próximo Texto: Resgatado reorganizava quadrilha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.