São Paulo, terça-feira, 09 de abril de 2002

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Problema foi causado por transbordamento de rio

Chuva alaga 80% das lojas de centro comercial em Campos do Jordão

JULIANA BARBIERI
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

A chuva que atingiu Campos do Jordão (167 km de São Paulo) anteontem provocou o alagamento de 80% das lojas do bairro Capivari, principal centro comercial da cidade, segundo a Defesa Civil.
De acordo com a ACI (Associação Comercial e Industrial), houve apenas casos isolados de inundação de estabelecimentos comerciais. O problema foi causado pelo transbordamento do rio Capivari, o principal da cidade, e de seus afluentes. Segundo a Defesa Civil, foi a primeira vez que o rio transbordou.
De acordo com o presidente da ACI, Juarez Ribeiro de Carvalho, os prejuízos somam cerca de R$ 50 mil aos empresários da região do Capivari. A chuva deixou 19 pessoas desabrigadas e causou o desmoronamento de muros e telhados de casas da periferia.
Ontem, cerca de 30 técnicos da Defesa Civil trabalharam durante na limpeza da cidade.
O coordenador da Defesa Civil de Campos do Jordão, Elias Vidal, deve se reunir hoje com a coordenadora da Defesa Civil do Estado, Eliane Nikoluk Scachetti, para pedir ao Estado que repasse uma verba extra para o município solucionar os problemas causados pelas chuvas de anteontem.
Segundo Vidal, cerca de 50% dos 47 mil habitantes de Campos vivem em áreas de risco. De acordo com a legislação estadual, as construções devem respeitar um recuo de 30 metros dos leitos dos rios para evitar acidentes.
As chuvas em Campos do Jordão devem diminuir nos próximos dias, segundo as previsões do Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).



Texto Anterior: Estado dispensa licitação de obra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.