São Paulo, sábado, 09 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Controle das polícias é falho"

DA SUCURSAL DO RIO

Para a socióloga Julita Lemgruber, o alto número de PMs envolvidos em crimes é resultado da ineficácia do sistema de controle interno e externo das polícias.
Em sua opinião, as corregedorias internas são fracas, além de mal aparelhadas e com limitações graves de recursos humanos e materiais. "Com um controle ineficaz, as chances de acontecer uma barbaridade como a chacina da Baixada são muito grandes."
Julita afirmou que o controle externo está longe de ser efetivo. Para ela, as ouvidorias, criadas em meados dos anos 90 para receber denúncias da população contra os policiais, são "arremedos" de controle externo e continuam de "pés atados", sem autonomia e impedidas de apurar os crimes.
Julita afirmou que o comportamento truculento dos policiais em relação à população de baixa renda nos últimos anos fez com que os moradores de áreas carentes "estranhem" quando um PM é cordial e respeitoso. "Hoje, as pessoas têm mais medo da polícia do que dos bandidos."


Texto Anterior: Massacre na Baixada: Soldado diz que usou em viagem carro que perícia liga a crime
Próximo Texto: Ministro critica punição lenta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.