São Paulo, quinta, 9 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semana Santa afasta risco de blecaute

FERNANDO MENDONÇA
da Agência Folha, em Curitiba

O feriadão da Semana Santa e as temperaturas amenas são os principais aliados da Itaipu Binacional e de Furnas para que seja afastado o risco de blecautes nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Com a queda de sete torres de Furnas na noite da última segunda-feira, provocada por um vendaval ocorrido em Campina da Lagoa (oeste do Paraná), houve quebra de 12% na capacidade de transmissão da energia gerada pela hidrelétrica de Itaipu.
Segundo o diretor técnico executivo da Binacional Itaipu S/A, Altino Ventura Filho, 55, já a partir de hoje a demanda de energia elétrica deverá cair 20% -cerca de 8.000 MW- por causa do feriado.
"Essa diminuição de demanda vai durar até o fim-de-semana e é maior do que a redução da transmissão causada pela queda das torres. No domingo, a linha 1 já deverá estar restabelecida. Acredito que não haverá a necessidade de cortes seletivos", afirmou.
Outro fator apontado pelo diretor de Itaipu como aliado à solução do problema são as temperaturas amenas que vêm sendo registradas no Sudeste e no Sul. "Quando não há calor, cai a carga destinada principalmente à refrigeração", disse Ventura Filho.
O engenheiro Wanderlei de Castro Teodoro, chefe em exercício de Furnas no Paraná, disse que as equipes trabalham simultaneamente nas duas linhas. Elas tentarão restabelecer até domingo a linha 1, que teve duas torres tombadas e uma danificada.
Cerca de 170 técnicos e engenheiros de Furnas já chegaram a Campina da Lagoa. Máquinas pesadas, como guindastes e tratores, estão sendo levados à área para retirar o que sobrou das torres avariadas e preparar o terreno para a instalação das novas.
O maior inimigo dos trabalhos de recuperação das linhas poderão ser as condições meteorológicas. Segundo Teodoro, é arriscado começar o içamento das novas torres quando há chuva e vento. Ontem choveu na região.
O meteorologista Vilson Souza Ferreira, 39, do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), informou ontem à Agência Folha que não há possibilidade da ocorrência de novos vendavais na região de Campina da Lagoa até sábado.
Segundo Ferreira, a tendência para os próximos três dias é de tempo estável no oeste do Estado do Paraná.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.