São Paulo, quinta, 9 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO PRETO
"Explosões" colocam Defesa Civil em alerta

EDMILSON ZANETTI
da Agência Folha, em São José do Rio Preto

A Justiça de São José do Rio Preto determinou ontem a ampliação da área de isolamento próxima aos edifícios Espanha e Portugal, depois que vizinhos e oficiais da PM disseram ter ouvido, de madrugada, sons de "estalos" e "explosões" no interior de um deles.
A Defesa Civil e a empresa Arcoenge, contratada pela prefeitura para fazer a implosão dos prédios assim que for autorizada pela Justiça, estão em estado de alerta.
O Espanha e o Portugal estão interditados por apresentar os mesmos problemas técnicos que provocaram o desabamento do edifício Itália, do mesmo condomínio, na madrugada de 16 de outubro do ano passado.
Segundo o IPT (Instituto de Pesquisas tecnológicas), os prédios, localizados na região central de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de SP), têm sobrecarga, e os pilares de sustentação do Espanha apresentam movimento de rotação na direção do Portugal.
Ontem pela manhã, o engenheiro Cleber Duque, responsável pelo monitoramento dos prédios, quase foi agredido pelos vizinhos, depois de vistoriar a área e dizer que os aparelhos não acusaram qualquer anormalidade nas construções. Eles querem a implosão.
Moradores de um raio de 100 metros foram acordados por sirenes do Corpo de Bombeiros e retirados de suas casas a partir das 2h da madrugada. Outras 230 famílias foram retiradas da área de risco na semana passada.
O juiz da 4ª Vara Cível, Júlio César Afonso Cuginotti, que autorizou a implosão, pediu aos oficiais um relatório sobre o episódio.
A prefeitura pretende enviar o relatório ao Tribunal de Justiça, que deve decidir na próxima semana se revoga ou não a liminar que suspendeu temporariamente a implosão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.