São Paulo, sexta, 9 de maio de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pais almoçam junto com os filhos e fazem natação

da Reportagem Local

Os pais de alunos de escolas que oferecem cursos extracurriculares e serviços como restaurante, lojas e academia elogiam a iniciativa.
A empresária Orlene Guilherme, 42, e seu filho Gregory , 13, que cursa a 7ª série do colégio Magno, costumam almoçar juntos no restaurante da escola pelo menos quatro vezes por semana.
"A comida aqui é como se fosse a comida de casa. Foi uma excelente idéia para facilitar a vida dos pais", diz Orlene.
Para o garoto, "é bom almoçar com a minha mãe na escola".
Quando ela não pode almoçar com o filho na escola, quem vai é o pai do garoto. "Às vezes almoçamos os três juntos", conta.
Gregory passa todas as tardes na escola fazendo atividades como vôlei, natação e futebol.
A partir das 19h, quando ele ainda está em sua aula de esporte, Orlene faz natação e hidroginástica na própria escola.
Ela diz que o filho prefere passar o dia na escola a ficar em casa com a empregada.
Facilidades e integração
Cleides Guimarães, 46, professora de ciências e biologia do colégio Magno, almoça três vezes por semana com sua filha Fernanda, 10, que é aluna da 4ª série, no restaurante da escola.
Para ela, a economia de tempo é uma das principais facilidades proporcionadas pela existência de cursos e serviços na própria escola.
"Nós podemos ter acesso fácil a alimentação e material escolar diversificado", diz.
Para a diretora Myriam Tricate, o restaurante também é um fator de integração entre alunos, pais e professores. "O pai fica sabendo do que acontece na escola."
Segundo ela, é comum ver professores e alunos almoçando juntos nas mesas do restaurante.
"O professor vem para fila com o aluno. É uma lição de cidadania", afirma.
Pais na escola
Como parte do esforço na tentativa de aproximar os pais do cotidiano escolar dos filhos, as escolas também estão começando a oferecer atividades específicas para eles.
O departamento cultural do Lourenço Castanho está estudando a criação de um curso de teatro voltado para os pais de alunos.
Outra idéia é fazer um trabalho com a história de vida dos pais.
O Pueri Domus também tem planos de estender os cursos de inglês e natação que são oferecidos aos alunos desde o começo deste ano aos pais.
Também existem planos de ampliar o setor de serviços. A diretoria está pensando em montar uma loja de produtos de balé e natação na escola.
"Não podemos fazer uma butique dentro da escola, mas pretendemos prestar todo e qualquer serviço que os pais tenham necessidade", afirma a diretora Elisabeth Zocchio.
Segundo ela, para não correr o risco de transformar a escola num centro de compras é preciso saber separar o que é realmente necessário do supérfluo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã