São Paulo, sábado, 9 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manhã de terça tem pior trânsito

da Reportagem Local

Caótico e interminável. Esses são alguns dos adjetivos utilizados pelos paulistanos para qualificar o trânsito da cidade de São Paulo.
Mas analisando o estudo da CET, que reuniu dados estatísticos de lentidão de 1995 a 1997, é possível perceber que os congestionamentos seguem uma ordem. Logo, é possível evitar esses horários em uma espécie de "rodízio pessoal" (veja quadro nesta página).
Às segundas, que apresenta um trânsito melhor que os outros dias, o paulistano não encontra tantos problemas. Às terças, não é aconselhável sair de carro pela manhã -é o pior dia neste período. À tarde, o trânsito melhora.
Quartas e quintas o trânsito da cidade fica na média. Já às sextas, os congestionamentos se concentram no período da tarde.
"A tarde de sexta-feira é o último período em que a pessoa pode resolver questões comerciais e preparativos para viagens", diz o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Pedro Taddei Neto.
"As terças de manhã são movimentadas porque é o dia em que o paulistano retoma suas atividades normais, depois de uma segunda-feira em ritmo de fim de semana", acredita o professor.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.