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Congestionamento diminui 17% com rodízio
da Reportagem Local
O relatório da CET traz um balanço sobre os efeitos do rodízio
municipal no trânsito da cidade.
As estatísticas apontam para redução média na extensão dos congestionamentos de 17,7%, entre as
7h e as 20h.
O programa de reescalonamento
da prefeitura começou no dia 6 de
outubro do ano passado, ficou paralisado em janeiro, voltou no dia
2 de fevereiro e parou novamente
no final de abril, quando foi implantado pela quarta vez o programa estadual de restrição à circulação de veículos.
A melhoria do trânsito durante o
rodízio municipal foi maior no período da manhã -uma redução
de 37%. À tarde, a redução dos
congestionamentos foi de 26%;
Segundo o presidente da CET,
Nelson Maluf El Hage, o benefício
foi maior pela manhã porque o
número de veículos em circulação
à tarde é muito maior.
A comparação foi feita confrontando as extensões de lentidão diária (nos dias úteis) no sistema monitorado pela CET com os mesmos meses de anos anteriores,
quando não havia a restrição de
circulação.
A velocidade média na cidade
também aumentou durante a vigência do rodízio. No sistema viário formado pelas avenidas Consolação/Rebouças/Eusébio Matoso, por exemplo, a velocidade média aumentou 23%, no período de
pico da manhã, e 24% no período
da tarde.
A rota que era percorrida em 22
minutos (no sentido bairro centro) teve um ganho de aproximadamente 4 minutos.
Mesmo em áreas da cidade que
ficam fora do minianel viário, isto
é, que não estão dentro do perímetro onde o rodízio é obrigatório,
houve uma melhora na velocidade
média. Nos corredores analisados
pela CET, a velocidade aumentou
19,8% na manhã e 18% à tarde.
Economia
Utilizando base de cálculo semelhante ao dos prejuízos causados à
população com os congestionamentos, a CET estima que o rodízio municipal proporcionou uma
economia de US$ 2,5 milhões por
dia útil à cidade.
"Os números mostraram que o
rodízio municipal deve continuar
da mesma maneira que foi criado", diz El Hage.
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