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AVALIAÇÃO
Estudantes com a idade adequada obtêm pontuação melhor do que reprovados
Aluno repetente tem desempenho pior
da Reportagem Local
Os resultados do Saresp-97 confirmam a idéia de que a reprovação de alunos é prejudicial para a
aprendizagem. Tanto na 4ª série
como na 8ª série, em português e
matemática, quanto mais velhos
os alunos (ou seja, quanto mais
vezes eles repetiram de ano), pior
o nível de habilidade.
Na 4ª série, por exemplo, os alunos que estão com idade adequada
(9 anos) têm pontuação 53, tanto
em português como em matemática. Já entre os alunos com 12 anos
(que, portanto, foram reprovados
três vezes), a pontuação cai para
44 em português e 46 em matemática.
É com base em indicadores desse
tipo que, cada vez mais, estão sendo implantados ciclos nas redes
públicas de ensino. Os ciclos são
períodos que unem algumas séries
entre as quais os alunos não podem ser reprovados.
A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por exemplo, introduziu este ano dois ciclos no
ensino fundamental (1º grau). O
primeiro cobre da 1ª à 4ª série e, o
segundo, da 5ª à 8ª. Ou seja, na rede estadual de São Paulo não se reprova mais alunos entre a 1ª e 4ª
séries e entre a 5ª e a 8ª.
As principais críticas de especialistas a esse tipo de medida é que,
se ela não for associada a um rigoroso sistema de avaliação (para
detectar o nível de habilidade de
cada aluno) e de recuperação para
aqueles que estão com deficiências
de aprendizagem, pode-se estar
simplesmente aprovando automaticamente o aluno, sem cuidar para que ele realmente aprenda.
O relatório do Saresp-97 aponta
a adequação da idade à série como
principal variável a influenciar os
resultados no exame. Mas há também outras variáveis bastante importantes.
Na 4ª série, por exemplo, uma
variável importante é o aluno ficar
o ano todo com a mesma turma.
Há uma prática nas redes públicas
de, à medida que o ano corre e as
classes se esvaziam devido à evasão, reagrupar os alunos. Os resultados do Saresp mostram que isso
é prejudicial ao aluno.
Também foi detectado que nas
escolas que atendem alunos da
mesma faixa etária (por exemplo,
apenas da 1ª à 4ª série), os alunos
têm notas melhores.
O envolvimento do diretor nas
questões pedagógicas da escola (e
não apenas nas administrativas)
também influencia positivamente
o desempenho dos alunos.
O número de livros que os alunos da 8ª série têm em casa melhora seu desempenho em português
Fazer a tarefa melhora o resultado
em matemática.
(FERNANDO ROSSETTI)
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