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Média reflete habilidade e não nota
FERNANDO ROSSETTI
da Reportagem Local
O Saresp-97 -realizado com
alunos de 4ª e 8ª séries da rede estadual paulista- adotou uma nova forma de apresentar o desempenho dos estudantes, denominada "níveis de habilidade".
No lugar de apresentar os resultados tirados em cada prova -ou
seja, as notas médias-, os alunos
são classificados de acordo com o
que sabem fazer -os níveis de habilidade. Tecnicamente isso é chamado de "calibrar" os dados.
Isso torna possível comparar os
resultados dos alunos em diferentes séries -já que cada nível de
habilidade é adequado ao que a
criança deveria ter aprendido até
aquele momento.
Por exemplo, a prova de matemática da 8ª série classificou os
alunos em quatro níveis de habilidade. Os alunos do nível 1 "são
capazes de associar números inteiros à noção de ponto de referência"; os de nível 2 são "capazes de
aplicar a adição e/ou a subtração
de inteiros para resolver problemas do dia-a-dia".
Só no nível 3 é que entra a capacidade de empregar a multiplicação e divisão e, no nível 4, os alunos já fazem operações mais complexas, utilizando todas as operações anteriores.
No quadro acima, percebe-se
que na 8ª série praticamente todos
os alunos (98%) estão no nível 1
(números inteiros), 57%, no nível
2 (adição e subtração), 15% estão
no nível 3 (multiplicação e divisão), e só 2% chegam ao nível 4.
Nos relatórios obtidos ontem
pela Folha as habilidades dos alunos foram distribuídas em cinco
níveis -com exceção de matemática, na 7ª e 8ª séries, com quatro.
Médias
Para chegar aos níveis médios de
habilidade obtidas em todo o Estado em cada disciplina e série, o Saresp associou um intervalo de
pontuação a cada nível.
Por exemplo, o nível 1 de português na 4ª série vai de 5 a 29, o nível 2 vai de 30 a 44; o nível 3, de 45
a 59; o nível 4, de 60 a 74; e o nível 5
vai de 75 pontos para cima.
Tomando como exemplo a habilidade em língua portuguesa na 8ª
série, as mulheres estão com pontuação 51 e os homens, com 48
(quadro acima). O nível 3 (de cinco níveis possíveis) começa na
pontuação 45 e vai até 60. Portanto, é nesse nível que se encaixa a
média dos alunos.
Neste nível os alunos sabem
identificar sujeito e predicado de
uma frase e revelam domínio de
regras de pontuação, mas não são
capazes de identificar recursos expressivos de persuasão contidos
em um anúncio publicitário (nível
4) nem reconhecem os elementos
que compõem a estrutura de uma
frase (nível 5).
Esse tipo de detalhamento existe
para cada uma das séries e disciplinas avaliadas.
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