São Paulo, terça, 9 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos do Jordão tem dia mais frio desde 79

MARCELO PEDROSO
da Folha Vale

A temperatura de -5,7C registrada na madrugada de ontem em Campos do Jordão (175 km de São Paulo) foi a menor dos últimos 19 anos na cidade e provocou um aumento de até 20% nas vendas de artigos de inverno, além do aumento de 100% nos casos de doenças respiratórias.
Também houve uma geada, que deixou 0,5 centímetro de gelo no chão. Não há registro de mortes.
O alojamento provisório da prefeitura, que seria inaugurado no início da próxima semana, teve o atendimento antecipado para mendigos e moradores de rua.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a queda da temperatura foi provocada pela falta de nuvens, que facilita a dispersão do calor à noite, e por uma frente fria que está na região.
A menor mínima na cidade foi registrada em 1979, quando os termômetros atingiram -7,3C em 1º de junho e -6,1C em 18 de julho.
No último dia 1º, Campos do Jordão já havia registrado a madrugada mais fria do Estado neste ano, com -3,2C.
Em São José dos Campos (97 km de SP), a temperatura também foi a mais baixa do ano, ficando em 7C na madrugada de ontem. O aeroporto ficou fechado das 5h às 9h, o que causou atraso de até três horas em vôos de três empresas.
Previsão
A previsão para os próximos dias é de frio e geada para a região. O tempo pode ter uma ligeira melhora a partir de amanhã.
No Centro de Saúde de Campos do Jordão, a média de atendimentos diários subiu de 18 para 40. No pronto-socorro, cerca de 600 pessoas são examinadas diariamente.
Segundo a administradora do local, Regina Helena Damata, os pacientes são, em sua maioria, idosos e crianças. "Tivemos muitos casos de bronquite e de gripe com o aumento do frio."
Os comerciantes da região estão otimistas e esperam lucro superior ao do inverno do ano passado.
Cerca de 1 milhão de pessoas estão sendo esperadas em Campos do Jordão durante toda a temporada de inverno.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.