UOL


São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tratamento surgiu há 3.700 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

O que pode parecer uma grande novidade na verdade tem milênios de eficácia comprovada. As origens da acupuntura veterinária remontam a 1.765 a.C., quando os cavalos de batalha chineses já eram tratados com as agulhadas.
Estima-se em 3.000 anos a idade de um tratado descoberto no Sri Lanka sobre a aplicação da técnica em elefantes indianos.
O renascimento do tratamento, aplicado principalmente a pequenos animais começou, no entanto, somente há algumas décadas, na Europa. Em 1974, foi fundada a Sociedade Internacional de Acupuntura Veterinária (Ivas, em inglês) e, em 1975, foi realizada a primeira cirurgia de cesariana com analgesia por acupuntura em Viena (Áustria).
O procedimento aplicado aos animais chegou ao Brasil ainda nos anos 70, mas só em 95 foi reconhecido oficialmente como especialidade medico-veterinária.
O primeiro grande centro de pesquisas na área de acupuntura veterinária foi a Universidade Rural do Rio de Janeiro, onde um dos principais precursores da técnica no país, o professor Tetsuo Inada, manteve uma linha de pesquisa e de ensino até alguns anos atrás, quando se aposentou.
Em 1999, ocorreu o 1º Congresso Brasileiro de Acupuntura Veterinária. Naquele mesmo ano, a Abravet foi fundada e hoje ela reúne 74 associados em nove Estados brasileiros. A popularização da técnica, tanto em termos de prática como em termos de pesquisas acadêmicas no cenário nacional, levou o Brasil a ser escolhido para sediar o 29º Congresso Internacional da Ivas, que se realizará de 20 a 23 deste mês em Santos, litoral de São Paulo.
Um dos temas de destaque do congresso serão as aplicações da acupuntura veterinária a problemas neuromusculares.

Título
O desafio agora é batalhar para que o Conselho Federal de Medicina Veterinária possa emitir o título de especialista em acupuntura, até mesmo para evitar que animais acabem vítimas de profissionais mal formados, diz Stelio Pacca Luna, presidente da Abravet.
A emissão requer uma formação específica, que possa ser atestada e posteriormente fiscalizada. "Embora algumas faculdades de veterinária já ofereçam disciplinas e cursos de especialização, ainda não há um controle da atividade como um todo", diz Luna.
O processo para estabelecer os mecanismos de outorga do título também ainda está muito embrionário, admite o veterinário.
Segundo Luna, uma idéia cogitada é realizar uma prova de especialista para os profissionais que queiram se especializar em acupuntura -à semelhança do que ocorre com os médicos.


Texto Anterior: Veterinária: Acupuntura pode livrar animais da morte
Próximo Texto: Mortes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.