UOL


São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS

Governador Valadares reduz em 17% a capacidade de seu único hospital público
O Hospital Municipal de Governador Valadares (a 311 km de Belo Horizonte) -único público local e referência em tratamento de emergência para 67 municípios da região- fechou nesta semana 34 de seus 205 leitos -17% da capacidade.
A redução no atendimento foi a alternativa encontrada para contornar a falta de pessoal, medicamentos e materiais básicos, que se agravou nos últimos meses. O hospital realiza cerca de 400 atendimentos/dia e 13 mil internações por ano.
Dos leitos desativados, oito são da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal e três, da enfermaria "canguru", onde a mãe fica internada com o filho. Pacientes graves são transferidos para Belo Horizonte.
A crise foi denunciada em junho ao Ministério Público por entidades médicas (sindicato, associação e conselho regional).
Para o secretário da Saúde municipal, Darlan Corrêa, o fechamento temporário de leitos deve-se a um "desequilíbrio entre a relação paciente/ técnicos de enfermagem": 156 enfermeiros para cerca de 400 atendimentos/dia.
(DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Panorâmica - Caruaru: Promotor diz que vai indiciar 8 pessoas por morte de 17 bebês em maternidade
Próximo Texto: Rio: Encontrado túnel no presídio Bangu 3
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.