São Paulo, terça-feira, 09 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Motoristas são mal educados no país inteiro", afirma técnico

DE CURITIBA
DE PORTO ALEGRE


O técnico Luis Miura, 62, foi diretor de trânsito de Brasília, Boa Vista (RR) e Maringá (PR). Nas três cidades, foi o responsável por realizar uma campanha de respeito no trânsito, a fim de fazer valer a regra de que o pedestre tem preferência na faixa -o que exigiu muita "persistência" e "vontade política".
"[Essas ações] são muito questionadas, como tudo o que pressiona o motorista neste país. O brasileiro deixou-se dominar totalmente pela máquina. Tudo é feito em função do automóvel."
Ele, que hoje mora em Brasília, ficou cerca de dois anos em cada cidade. Combateu especialmente a falta de sinalização nas faixas e a alta velocidade dos automóveis -além, é claro, da falta de educação. "O motorista brasileiro é mal educado em qualquer lugar", diz.
Para ele, campanhas só funcionam se resgatarem a convivência humanizada entre pedestre e motorista -e, claro, com multas. "O brasileiro tem essa cultura. No geral, só faz se punido."


Texto Anterior: Pedestre teme motorista em faixa sem farol
Próximo Texto: A cidade é sua
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.