São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estresse altera a fertilidade

especial para a Folha

Cigarro, maconha, álcool e estresse podem alterar a fertilidade masculina. O estilo de vida é um dos fatores que podem comprometer o número e a função dos espermatozóides.
A maioria das substâncias com potencial de abuso (álcool, maconha, cocaína, heroína, nicotina) podem ser gonadotóxicas (tóxicas para os testículos). Isso faz com que menos espermatozóides sejam produzidos ou que eles tenham propriedades alteradas.
De acordo com Edson Borges Júnior, os fumantes têm dez vezes mais chance de sofrerem alteração no seu sêmen do que homens que não fumam.
Uma vida sexual anterior desprotegida (sem uso de camisinha) pode levar também a uma maior incidência doenças sexualmente transmissíveis. Essas doenças levam a infecções no aparelho reprodutor masculino.
Mas, segundo Borges Júnior, o que mais impressiona é a quantidade de homens que têm procurado as clínicas com problemas de fertilidade por uso indevido de anabolizantes, consumidos nas academias de ginástica. (JB)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.