São Paulo, sábado, 09 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEIO AMBIENTE
5.000 litros de óleo vazam de empresa no PR e contaminam rio Iguaçu

Cerca de 5.000 litros de óleo vazaram de uma empresa na periferia de Curitiba (PR) na tarde de anteontem, contaminando novamente o rio Iguaçu.
Foi o segundo acidente no Iguaçu em menos de dois meses. No dia 16 de julho, cerca de 4 milhões de litros de óleo vazaram da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), em Araucária, e atingiram as águas do rio.
Anteontem o acidente aconteceu na Terpasul, empresa de pequeno porte localizada no bairro Boqueirão. O óleo, denominado CM30, seria utilizado na composição do asfaltamento de ruas. O produto vazou de um tanque localizado nos fundos da empresa, escorreu pelo terreno e atingiu um córrego que corre junto aos muros da Tepasul. Dali, atingiu o rio Belém, que desemboca no Iguaçu. O local é distante cerca de 20 quilômetros do ponto de onde ocorreu o vazamento da Repar.
Três barreiras de contenção foram instaladas para deter o produto, que é denso. Nas barreiras, o óleo afundava e passava por baixo das bóias. O produto havia avançado 12 quilômetros até a tarde de ontem.
O diretor da Terpasul, João Hiroshi Watanabe, disse que a empresa foi vítima de sabotagem. Segundo ele, o vigia viu garotos brincando no pátio da empresa no momento em que foi percebido o vazamento de óleo.
O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, José Andreguetto, interditou a empresa e disse que ela receberá uma multa, definida conforme os danos. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA)




Texto Anterior: Panorâmica: Anistia faz campanha mundial contra atentados de skinheads em São Paulo
Próximo Texto: Três jovens são assassinados na Baixada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.