São Paulo, segunda-feira, 09 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANO DIRETOR

Aprovado no último dia 23, texto teve 193 sugestões com autoria definida; 140 foram incorporadas

Tucanos fizeram mais emendas ao projeto

MELISSA DINIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um levantamento feito pelo relator do Plano Diretor, Nabil Bonduki (PT), aponta o PSDB, maior bancada de oposição da Câmara Municipal, como o partido que mais apresentou emendas ao projeto, aprovado no último dia 23.
O documento é resultado da compilação das 193 sugestões com autoria definida que foram entregues por vereadores a Bonduki, das quais 140 foram totalmente ou parcialmente incorporadas ao texto final do projeto.
Das 70 emendas apresentadas pelo PSDB, 60 foram introduzidas total ou parcialmente no Plano Diretor. A maioria delas foi sugerida pelo vereador Gilberto Natalini, que é responsável por 21 mudanças no projeto.
A divulgação dos nomes dos autores da maioria das emendas -o levantamento não contempla as polêmicas mudanças no zoneamento de algumas regiões da cidade, cuja autoria não foi esclarecida até agora- vai na contramão do suposto acordo de manutenção do anonimato que o ex-líder do governo, José Mentor (PT), disse haver entre os membros da comissão formada para elaborar o plano.
Mentor, que ao lado de Bonduki, bispo Atílio Francisco (PTB) e Toninho Paiva (PL) assina o texto final do projeto, alega que recebeu 40 ou 50 sugestões de alterações de zoneamento e que algumas delas não teriam autoria definida. O vereador disse também que a não-divulgação dos nomes dos autores de nenhuma das emendas seria parte da tática para aprovar o plano.
"Eu não participei de nenhum acordo para que as emendas fossem mantidas em sigilo, houve um acordo para que as emendas fossem incorporadas no próprio texto para dar a idéia de que todos contribuíram, e não um mais do que os outros, mas isso não quer dizer que as emendas fossem secretas", disse Bonduki.
Para o relator do projeto, a divulgação dos nomes dos autores das emendas mostra que o processo de discussão do projeto foi aberto e democrático. "Não tem por que esconder, é bom que a sociedade possa avaliar o trabalho do seus representantes", disse.
Ao todo, é possível identificar a participação de 28 vereadores como autores de algum tipo de sugestão ao plano. As modificações vão desde pequenas alterações na redação do texto até a inclusão de novas Zeis (zonas especiais de interesse social).
Além do PSDB, PMDB, PTB, PC do B e PT foram os partidos que mais apresentaram emendas.

Ministério Público
O presidente da Câmara, José Eduardo Cardozo (PT) deve enviar hoje ao Ministério Público as respostas dos membros da comissão sobre a autoria das modificações no zoneamento de 11 regiões da cidade, feitas de última hora. Como a autoria das emendas não foi revelada, deve ser aberta uma investigação sobre o caso.


Texto Anterior: Poupatempo: Leitor reclama que seu nome saiu sem acento na carteira de identidade
Próximo Texto: Outro lado: Vereador critica alterações feitas no zoneamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.