São Paulo, Sábado, 09 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEBEM
5 menores escapam da Raposo Tavares
Covas inaugura nova unidade em dia de fuga

MARCELO OLIVEIRA
da Reportagem Local

O governador Mário Covas entregou ontem a Unidade de Acolhimento Provisório (UAP) da Febem Raposo Tavares (zona sudoeste de São Paulo), que passou por reformas e abrigará 104 adolescentes, todos primários, mas autores de infrações graves.
A nova unidade, que tem uma quadra de esportes coberta, não resolverá já o problema de superlotação nas UAPs da Febem Imigrantes, já que os infratores que comporão seus quadros virão da Unidade de Atendimento Inicial, no Brás.
Apenas os primeiros 24 adolescentes da unidade vieram das UAPs da Imigrantes, mas estavam há pouco tempo lá.
A nova UAP tem dez dormitórios com oito camas (24m2) e seis com quatro camas (15 m 2).
Toda a Febem Raposo Tavares passa por reformas, que devem terminar em quatro meses.
Ontem de manhã, cinco menores, armados com um objeto pontiagudo, renderam um monitor e escaparam da UE-22 do complexo. Foi a terceira fuga na unidade desde 19 de setembro. Os menores eram da Febem Imigrantes e alegavam não estar adaptados à UE-22.
O governador conversou com cinco dos internos da nova UAP, que disseram que as condições são melhores do que as que encontraram no complexo Imigrantes. "Lá, em um mês, eu passei por três rebeliões (na UE-23) e tinha que dormir de cueca, quinze num barraco (dormitório) só. Aqui os cobertores são limpos, temos diversão e os monitores são melhores. Lá eles só queriam bater", disse E., 14, preso por roubo de carro.
Covas pediu aos garotos que, antes de fazer "alguma arruaça", conversem com o diretor da unidade. "Pode ser um problema simples de resolver", disse. Antes de partir, o governador comeu salgados preparados por garotos que fazem curso de culinária.


Texto Anterior: Violência: Policial acusado de matar aluno é preso
Próximo Texto: Governo anuncia leilão de bens apreendidos com traficantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.