São Paulo, domingo, 09 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barretos abre serviço inédito de implante

DA REPORTAGEM LOCAL

Graças às parcerias com a iniciativa privada, o Hospital de Câncer de Barretos inaugurou na semana passada um serviço inédito que vai oferecer implantes extra-orais a pacientes do SUS mutilados pelo câncer, especialmente o de boca e o de pele. Esses implantes, acoplados a próteses, substituem a parte do corpo perdida na doença.
Até agora, o hospital oferecia apenas próteses móveis, fabricadas na própria instituição. Se um paciente perdesse o nariz em razão do câncer, por exemplo, ele recebia uma prótese em formato de nariz presa em um óculos. Porém, ao tirar o apetrecho para dormir, ficava sem o nariz.
Com o implante, a prótese (de silicone ou de resina acrílica) fica afixada no rosto do paciente, sem perigo de cair e sem a necessidade de ser retirada para o banho.
"Passa a integrar o corpo do paciente. Isso melhora muito a qualidade de vida da pessoa", atesta Hélio Tanimoto Massaiochi, chefe do departamento de odontologia do hospital.
Segundo ele, de 60 a 80 pacientes aguardam na fila de espera o momento de recuperar partes do corpo. Na semana passada, um homem de 68 anos, que perdeu uma orelha após tratamento de câncer, foi o primeiro a inaugurar o serviço aberto na cidade do interior. (CC)


Texto Anterior: Bem-estar por inteiro: Bebê dispõe de ofurô e massagem
Próximo Texto: Saúde / Psiquiatria: Descuido faz ameba atacar usuário de lentes de contato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.