São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab manda refazer calçadas da Paulista

Ele reclamou do acabamento da obra, iniciada em julho, em avenida da região central de SP; prefeitura nada pagará por mudança

"Olha aqui. É nota 6,5. E isso aqui, nota 4. Aqui é nota zero. Esse pedaço aqui tá nota dez", disse prefeito ao vistoriar quadra já concluída

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) mandou refazer o acabamento das novas calçadas da avenida Paulista, na região central de São Paulo.
Ele vistoriou ontem o trecho da obra que já está concluído, uma quadra entre as ruas Teixeira da Silva e Maria Figueiredo, elogiou o projeto, mas criticou a qualidade do trabalho.
"Olha aqui. É nota 6,5. E isso aqui, nota 4. Aqui é nota zero. Esse pedaço aqui tá nota dez", ia dizendo o prefeito à medida em que apontava, para assessores, engenheiros da obra e repórteres, os trechos que ele considerava ruins.
Ele reclamou principalmente dos trechos em que os blocos de concreto se encontram. Kassab identificou pequenos buracos em alguns pontos e excesso de massa em outros.
O investimento total é de R$ 8,12 milhões. Serão refeitos 55 mil metros quadrados de calçadas. O mosaico de pedras portuguesas está sendo substituído por um piso de concreto moldado em dois tons de cinza.
Carlos Factore, um dos engenheiros da Engeform, empresa responsável pela obra, disse que uma equipe fará uma vistoria nos trechos já concluídos para acertar esses detalhes.
De acordo com Factore, esse é um processo normal e não custará nada a mais para a prefeitura. Segundo ele, será verificado o acabamento da obra e detalhes como excesso de massa, além de uma limpeza final.
"Tudo isso que o prefeito viu vai ser atendido", afirmou.
A obra começou em 23 de julho e as calçadas da primeira quadra ficaram prontas na semana passada. Segundo Factore, a equipe de qualidade deve começar a fazer a inspeção na próxima semana. Ele disse que esse tipo de trabalho -chamado de "catação"- é feito sempre aos fins de semana, quando cai o movimento de pedestres.
O novo acabamento determinado por Kassab não significa uma mudança no projeto, mas apenas um maior controle de qualidade do serviço.
"Nós escolhemos esse projeto porque é o melhor, inclusive para a manutenção, mas é preciso que o acabamento seja bem feito. Falo isso até como engenheiro", disse o prefeito aos diretores da Engeform.
A obra deve terminar somente em abril. Até lá, a Paulista sofrerá com interdições parciais no trânsito. Para a obra nas calçadas, uma das faixas da avenida precisa ser interditada. O trabalho foi dividido em 12 etapas para minimizar os transtornos do trânsito.
O secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, disse que, além das calçadas, serão refeitos os canteiros de flores e haverá plantio de árvores.
A vereadora Mara Gabrilli (PSDB) elogiou o projeto de acessibilidade para deficientes. "A Paulista será a avenida mais acessível da América do Sul."


Texto Anterior: Saiba mais: RPG cria ficção baseada em regras
Próximo Texto: 7,7% dos meninos de rua admitem roubar, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.