São Paulo, sábado, 09 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para delegado federal, negligência de pilotos foi uma das causas do acidente

DA REPORTAGEM LOCAL

O delegado da Polícia Federal de Mato Grosso Ramón Almeida da Silva, que ontem não conseguiu colher o depoimento dos pilotos do jato Legacy, declarou que eles "atuaram com negligência" e que isso foi uma das causas do acidente ocorrido com o Boeing 1907 da Gol.
"Existem nos autos elementos de provas e indícios que apontam que esses pilotos autuaram com negligência e suas condutas foram causas do acidente ocorrido", afirmou Silva.
O delegado só aceitou falar à imprensa numa sala reservada da PF, sob a condição de que pudesse fazer uma declaração na qual não houvesse perguntas dos jornalistas.
No seu discurso, Silva não especificou qual foi o tipo de negligência que os norte-americanos Jan Paul Paladino, 34, e Joseph Lepore, 42, cometeram.

Sem provas
Muito menos mostrou quais são as provas e indícios contra eles. Mas apesar de responsabilizar ontem os pilotos pela queda do avião da Gol, o delegado afirmou que, para a PF, é possível que haja mais culpados pelo maior acidente aéreo da história da aviação brasileira.
"Não podemos afirmar que as condutas deles [pilotos do Legacy] foram as únicas causas do acidente", disse Silva. "E caso reste evidência ou elemento de provas de que outras condutas também contribuíram para o acidente, outras pessoas poderão ser indiciadas."
Na ocasião, 29 de setembro, 154 pessoas morreram com a queda do Boeing. A aeronave saiu de Manaus e iria para Brasília quando caiu na Serra do Cachimbo, em Mato Grosso.

Silêncio
O delegado da PF também confirmou a informação da defesa dos pilotos, de que os americanos foram orientados a não responder as perguntas feitas pelas autoridades policiais.
"Eles decidiram permanecer em silêncio. Exerceram o direito constitucional de permanecerem em silêncio, não respondendo as perguntas que lhes foram feitas", afirmou Silva.
De acordo com ele, a investigação sobre a conduta dos pilotos continuará. "O inquérito não está concluído", completou o delegado, que pretende remeter o caso, após a conclusão policial, para a Justiça Federal de Sinop-MT. Silva afirmou acreditar que essa remessa vai ser feita no dia 13 deste mês. (KT)


Texto Anterior: Viagem de volta aos EUA foi feita em Legacy
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.