São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Cetesb dá nota dez para 12 praias do litoral paulista

Oito delas ficam em São Sebastião, três em Ubatuba e uma em Caraguatatuba

Levantamento mostra que, em 2007, de 136 praias monitoradas pela Cetesb, 49 ficaram próprias para banho durante o ano todo

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase dá para contar nos dedos: São Paulo tem 12 praias que receberam nota 10 da Cetesb (agência ambiental paulista) neste ano. Oito ficam em São Sebastião, três em Ubatuba e uma em Caraguatatuba.
As mais limpas de São Sebastião são a Baleia, Toque-Toque Grande, Santiago, Preta, Camburi, Camburizinho, Una e Juréia do Norte.
Em Ubatuba, as excelentes são a praia do Félix, a Vermelha e a Lagoinha. Já em Caraguá, a única entre as "tops" é a praia de Capricórnio -recordista em avaliações positivas da Cetesb e dona da mais alta classificação nos últimos 11 anos.
Só 12 praias de 136 foram qualificadas como "ótimas" pela Cetesb em 2007. Ou seja, ficaram próprias para banho o ano todo e, ainda, tiveram pequena quantidade de bactérias fecais na água. O resultado considera análises até novembro.
O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Téo Balieiro, conta que o município -campeão de praias limpas no Estado- tem um programa chamado Caça-Esgoto. Por ele são fiscalizados os maiores geradores de esgoto (pousadas, condomínios e restaurantes), onde não há rede pública.
"Fazemos o acompanhamento e intensificamos a fiscalização dos sistemas particulares na temporada", diz. Maresias, Paúba e Camburi, por exemplo, não têm rede pública.
"Na Barra do Sahy, dos 21 sistemas coletivos de tratamento, 20 estavam com problemas", afirmou. A praia foi classificada como "regular" neste ano. Agora, diz o secretário, em parceria com a Sociedade de Amigos da Barra do Sahy, será feito um sistema de tratamento para a região -onde deságua o esgoto de favelas como a Vila Baiana e a Vila Mosquito. "A prefeitura entrou com R$ 700 mil e a associação, com R$ 270 mil."

Melhoria
Segundo a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Claudia Lamparelli, a situação melhorou em 2007. "Foi um ano seco, o que é bom para as praias. E há investimentos em saneamento, então o resultado começa a aparecer", diz.
Há mais praias limpas nas cidades de Guarujá, Bertioga, Ubatuba, Iguape, Itanhaém e Peruíbe. Em 2006, por exemplo, o Guarujá não teve nenhuma praia que permaneceu limpa o ano todo e, em 2007, conta com quatro -Pernambuco, Enseada, Tombo e Guaiúba.
Levantamento feito pela Folha mostra que, em 2007, de 136 praias monitoradas pela Cetesb, 49 ficaram próprias para banho o ano todo. Em 2006, foram 47 e, em 2005, 62.
As piores praias de 2007 são Itaguá (Ubatuba), Perequê (Guarujá) e Milionários e Gonzaguinha (ambas em São Vicente). As duas últimas são classificadas como "péssimas" há 11 anos. Clóvis Vasconcellos, secretário de Comunicação Social de São Vicente, diz que a estação de tratamento não tem capacidade suficiente.


Próximo Texto: Vizinhas, águas do Sahy e da Baleia têm qualidade distinta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.