São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Aprendizado de idosos é estudado

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Um estudo sobre a atividade cerebral em idosos e em adultos jovens lança novas luzes para um melhor entendimento de como ocorre o declínio da assimilação do conhecimento na idade avançada.
Jéssica Andrews-Hanna e colaboradores do Howard Hughes Medical Institute relatam na revista "Neuron" deste mês como a progressão da idade perturba a comunicação entre diferentes regiões do cérebro.
A pesquisa foi realizada com 93 pessoas, divididas em dois grupos (de 18 a 34 anos e de 60 a 93 anos). A eles foi dada uma bateria de testes para medir assimilação de conhecimento e de memorização.
O estudo, com base na análise do fluxo sanguíneo cerebral, foi realizado através do exame de ressonância magnética funcional. Esse fluxo indica maior ou menor atividade em diferentes regiões do cérebro utilizadas durante as tarefas mentais.
Os autores observaram que o declínio cognitivo (assimilação do conhecimento) na velhice parece estar relacionado a perturbações na comunicação entre os canais de diferentes regiões do cérebro.

julio@uol.com.br

CONCURSO PARA PORTADORES DE ANEMIA FALCIFORME
O Ministério da Saúde e a Federação Nacional das Associações de Doença Falciforme promovem concurso de desenho para portadores de anemia falciforme com idade entre seis anos e 21 anos.
A doença hereditária do sangue dificulta oxigenação do organismo, entre outros problemas. O tema é "Pela conquista dos nossos direitos". Os 12 melhores ilustrarão um calendário. Desenhos devem ser enviados até 15 de fevereiro para o Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios, Ed. Sede Bl. G, 946, CEP 70058-900. Inf: 0/ xx/61/ 3315-2428 ou e-mail sangue@saude.gov.br.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Polícia cobra laudo sobre morte no Hopi Hari
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.