São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Já faltam vacinas em postos de Goiás e do Distrito Federal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM GOIÂNIA

Ontem faltou vacina contra a febre amarela em diversos postos do Distrito Federal e no município Águas Lindas (GO), vizinho à Brasília. O ministro José Gomes Temporão (Saúde) disse que se tratava de uma ausência pontual e que a liberação de mais 2 milhões de doses, ontem, resolveria a situação.
"Mesmo tendo acontecido a falta de vacinas em algumas localidades, posso garantir que a oferta vai continuar sendo garantida", disse. Para ele, a situação do DF é "singular", pois a suspeita da morte de dois brasilienses por febre amarela e o fechamento do Parque Nacional de Brasília depois de constatada morte de macacos deixaram a população assustada.
Para Joaquim Barros Neto, subsecretário de vigilância à Saúde do DF, a quantidade de pessoas nos postos e a vontade de "reforçar" a dose, mesmo que a última vacinação tenha sido em menos de dez anos e não seja necessária nova medicação, são um absurdo. "Já ultrapassamos em muito 400 mil vacinas, isso é um absurdo."
Um atraso, ontem, na entrega de vacinas, deixou alguns postos descobertos. Um funcionário de um posto onde não havia mais doses chegou a ser agredido por uma pessoa que queria se vacinar.
Também faltou vacina no posto do Ministério da Saúde durante um período da tarde de ontem. A pasta disse que costuma vacinar apenas viajantes, mas, desde terça, abriu vacinação para qualquer pessoa.
O senador José Sarney (PMDB-AP) também não conseguiu se vacinar ontem. Tentou ir ao posto de saúde do Senado durante a manhã, mas foi informado de que as vacinas haviam acabado e que ele deveria voltar durante a tarde. Depois foi informado de que as vacinas haviam acabado em todo o DF. Ele disse que vai tentar se vacinar, mais uma vez, hoje.
Em Águas Lindas, não havia vacinas em ao menos seis dos 16 postos na tarde de ontem. O secretário municipal de Saúde, Neury Borges disse que 120 mil pessoas devem ser vacinadas -são 250 mil habitantes.

Goiânia
Em Goiânia (GO), a procura pela vacina aumentou 1.000%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o que levou o estoque ao fim, ontem pela manhã. Outra remessa deve ser feita hoje. As vacinas já haviam acabado temporariamente anteontem, entre as 15h e as 19h.
Segundo a secretaria, não está faltando vacina no Estado -que já havia recebido anteontem 100 mil doses e recebeu outras 200 mil ontem. Para o órgão, a população está "desesperada", tomando vacina quando não precisa. "Tinha unidade que fazia 70 imunizações por dia e agora está fazendo 2.000", disse a chefe da divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Maria das Dores.
O chaveiro Eurídes Antônio, 57, imunizado há menos de dez anos, estava na fila do posto de saúde. "Prevenir é bom", disse.
Em Aparecida de Goiânia, pessoas que estavam na fila compraram seringas para garantir a dose. Eles foram informados por funcionários do posto, que fica no centro, que elas acabariam -o que não ocorreu.


Texto Anterior: Ministro descarta risco de febre amarela em cidades
Próximo Texto: Prevenção: Passageiros rumo a goiânia não são avisados sobre febre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.