São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medo de uma nova enchente ainda tira sono de moradores

"Choveu, fico deitada na minha cama ouvindo a chuva. Às vezes abro a porta para ver como está", diz Maria Peixoto, 79

De acordo com prefeitura, medida para evitar novos alagamentos foi tomada, como mudança na base das pontes e limpeza do rio

DA ENVIADA ESPECIAL

Quem anda pela antiga capital de Goiás não encontra marcas visíveis da enchente de 2001. Mas basta conversar com quem esteve presente nessa traumática virada de ano para ver que a imagem da água "rodando tudo", termo local para "levando tudo", é marcante.
Passados nove anos, ainda há quem não durma em noites de muita chuva. Maria Peixoto, 79, conhecida pela vizinhança como dona Tidi, é uma dessas pessoas. "Choveu, fico deitada na minha cama ouvindo a chuva. Às vezes abro a porta para ver como está."
André Albuquerque, 26, é outro que tem dificuldade para dormir quando chove forte. A casa em que morava até 2001 foi invadida pela água duas vezes em pouco mais de uma década -uma enchente mais branda levantou 1,5 metro de água, e a grande enchente de 2001, 2,5 metros-, motivo pelo qual a família decidiu se mudar. "Lembro do meu pai me acordando e dizendo que a água estava subindo. Peguei meus documentos e os dois papagaios."
O que ficou para trás se perdeu para sempre na maioria dos casos. Isso inclui móveis, álbuns de fotografia, certidões de casamento, joias de família e até cachorros. "Teve gente que perdeu a história da família", afirma Mara Publio Veiga Jardim, secretária de Cultura.
A situação devastadora da cidade nos meses seguintes à enchente levou muitos, principalmente idosos, à depressão.
"Todos os moradores têm receio de que a água suba como em 2001. O medo ainda existe, mas as medidas foram tomadas, afirma Dyogo Crosara, da prefeitura. Segundo ele, a base de sustentação das pontes foi afinada -de modo a permitir que objetos escoem por elas-, 120 mil mudas foram plantadas para evitar o assoreamento, o rio passa por limpeza periódica para retirar entulho e praças rebaixadas foram construídas.


Texto Anterior: Comerciantes de Goiás Velho reclamam de falta de recursos
Próximo Texto: Evento: Dimenstein é sabatinado no próximo dia 18
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.