São Paulo, terça, 10 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de fantasmas no Maranhão é maior

da Sucursal de Brasília

O Ministério da Educação descobriu que o número de matrículas fantasmas no ensino fundamental nas redes municipais no Maranhão é ainda maior do que havia detectado no segundo semestre do ano passado.
O MEC havia ordenado o corte de 84 mil matrículas em cerca de 250 municípios nos Estados do Ceará, Maranhão e Mato Grosso. Nas redes municipais desses três Estados, a média de crescimento de matrículas estava acima da registrada no país, segundo o MEC.
O MEC informou que cortaria 60 mil matrículas no Ceará, 21 mil no Maranhão e 11 mil no Mato Grosso. Os Estados não aceitaram os cortes e pediram uma auditoria. O resultado foi que, no Ceará, o corte caiu de 60 mil para 52 mil matrículas e no Mato Grosso foram poupados do corte 100 matrículas.
No Maranhão, no entanto, a auditoria constatou que havia mais matrículas a cortar. São 28 mil matrículas fantasmas, no lugar de 21 mil.
Com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério, cada sistema ganha mais dinheiro para o 1º grau quanto maior for o número de alunos matriculados.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.