São Paulo, sábado, 10 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência em SP foi de 18% no ano passado

DA REPORTAGEM LOCAL

O número de estudantes que entram na universidade e têm dificuldades para pagar é significativo. Segundo o Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), 18% dos estudantes do Estado ficaram inadimplentes em 2000.
De acordo com o tesoureiro da entidade, Rubens Raphael Scardua, essa é uma das maiores taxas da década, só superada pela inadimplência nos anos de 1992 e 1993. "No ano passado, ela chegou em alguns momentos a 40%, mas caiu na época de renovação de matrícula", afirma.
Scardua concorda com a tese de que a expansão do ensino superior privado precisa vir acompanhada de financiamento: "O Fies ainda é muito embrionário, e os critérios ainda são inacessíveis para uma boa parcela de alunos".
Ele projeta que, em São Paulo, há uma tendência de diminuição da oferta de vagas por parte das grandes instituições particulares.
"Cresceu muito o número de novas instituições, muitas vezes localizadas em cidades menores, que acabam tirando alunos de instituições já estabelecidas", diz.


Texto Anterior: Para MEC, é possível expandir
Próximo Texto: Ibirapuera fechou turmas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.