São Paulo, Quarta-feira, 10 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Advogados vêem excesso

da Reportagem Local

O pedido e a decretação da prisão temporária do vereador Vicente Viscome receberam críticas de advogados ouvidos pela Folha.
Para alguns, a prisão temporária tem indicação específica: serviria para ajudar a investigação, por forçar o suspeito a se apresentar.
Nesse caso, argumenta Arnaldo Malheiros, o instrumento não se aplica a Viscome, porque "ele tem residência fixa e vai frequentemente à Câmara".
Para outros, a prisão temporária é uma arbitrariedade legal. Deveria ser eliminada. Entre estes estão Ademar Gomes, presidente da Acrimesp (Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo).
"Eu já defendi pessoas que foram presas temporariamente e depois foram absolvidas. Mas a prisão sempre causa um trauma."
Para Dyrceu Cintra, presidente da Associação Juízes para a Democracia, a lei não é ruim. O uso é que tem sido abusivo. "Mas sou favorável quando a figura do suspeito atrapalhe a investigação."


Texto Anterior: Viscome tem prisão decretada e foge
Próximo Texto: Vereador omitiu bens de sua declaração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.