São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHUVA
Há previsão de mais chuva hoje; Defesa Civil está em plantão
Muros desabam e 2 morrem em soterramentos em Recife

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Um homem e uma criança morreram ontem de madrugada em Recife (PE), devido à chuva que atingiu a cidade no fim-de-semana.
As vítimas, Keila Nunes, 3, e José Paulo Lins de Araújo, 40, foram soterradas após terem suas casas parcialmente destruídas por muros de arrimo que desabaram.
Dez famílias foram obrigadas a deixar suas casas devido ao risco de desmoronamento. Três imóveis atingidos por deslizamentos foram interditados.
Segundo o secretário-executivo da Defesa Civil, Wilson Albuquerque, 70% das 250 ocorrências registradas na cidade tiveram origem na zona norte, onde moravam Keila e Araújo.
Na região, onde predominam os morros, residem cerca de 400 mil pessoas, o equivalente a um terço da população da capital.
"A situação é de alerta", afirmou Albuquerque. Segundo ele, 5.000 pontos de risco já foram identificados no local.

Índice pluviométrico
O índice pluviométrico -que mede a quantidade de chuva- mostra que nos primeiros oito dias do mês choveu em Recife 160 mm, o equivalente a 50% da média registrada no mês de abril.
Só no fim-de-semana, segundo Albuquerque, foram 120 mm, a maior parte no sábado. Cada milímetro equivale à queda de um litro de água sobre uma superfície plana de um metro quadrado.
Segundo a Defesa Civil, há previsão de mais chuva hoje. Devido ao risco, a instituição entrou em regime de plantão permanente.
Cerca de 150 voluntários estão nos morros alertando a população, com distribuição de 5.000 panfletos e 3.000 cartazes.


Texto Anterior: Narcotráfico: Fuga de ex-informante custou R$ 15 mil
Próximo Texto: Meio ambiente: Protesto pela despoluição da baía de Guanabara reúne 10 mil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.