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ADMINISTRAÇÃO
Edital é alterado um dia após publicação; mudança refere-se à quantidade e ao tamanho de veículos exigidos
Prefeitura modifica concorrência do lixo
CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dia depois de lançar um edital de concorrência emergencial
para contratação de empresas que
farão o serviço de varrição e coleta
de lixo, a prefeitura alterou a
quantidade de veículos exigida.
O edital foi lançado oficialmente na sexta-feira, com uma publicação no "Diário Oficial" do Município. No sábado, o Limpurb
(Departamento de Limpeza Urbana) mudou as exigências: serão
necessários 546 caminhões.
Atualmente, são utilizados 370
caminhões para o trabalho. A alteração, segundo a assessoria de
imprensa da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), vai possibilitar
que um número maior de empresas possa participar da concorrência, que será feita em caráter
emergencial.
Isso porque, segundo a assessoria, apesar de pedir mais caminhões, a prefeitura retirou a exigência de que eles fossem de 10
m3, o que restringiria o número de
concorrentes que teriam os equipamentos disponíveis.
A assessoria de imprensa informou que o que será levado em
consideração é a equivalência de
quantidades em relação à capacidade volumétrica.
Isso quer dizer que, se uma empreiteira tiver um número de veículos inferior ao determinado pelo edital, mas esses caminhões forem suficientes para transportar a
mesma quantidade de lixo, ela
poderá concorrer.
A concorrência dividiu a cidade
em nove lotes. O mesmo ocorreu
na gestão do ex-prefeito Celso Pitta (PTN), cuja concorrência foi
cancelada pelo TCM (Tribunal de
Contas do Município).
Até o início da noite, 19 empresas haviam apresentado a documentação de habilitação. São elas:
Bauruense, Bom Tempo, Cavo,
Cobep, Construrban, Cooperfemo, Ecopav, Enob, Gomes Lourenço, Locanty, Marca, Queiroz
Galvão, Severo Vilares, Transpolix, Vila Nova, Vega, Cliba, Marquise e Enterpa. As quatro últimas fazem o serviço atualmente.
São recolhidas cerca de 16 mil
toneladas de lixo por dia na cidade. A concorrência emergencial
terá validade de seis meses. Nesse
período, a prefeitura pretende finalizar um novo edital e promover nova licitação, para um período de um ano.
Hoje à tarde deverá ser realizada
uma vistoria nos veículos e, amanhã, a abertura dos envelopes
com as propostas de preço. Os caminhões não poderão ter mais de
cinco anos de fabricação.
Na semana passada, o diretor
do Limpurb, Alfredo Luiz Buso,
afirmou que o critério para escolha das empresas será o de menor
preço. Dessa forma, uma mesma
empresa poderá ser escolhida para fazer todo o serviço na cidade.
Investigação
A bancada do PT na Câmara
descartou ontem, durante reunião do colégio de líderes, aprovar
a criação de uma comissão especial para investigar contratos
emergenciais de limpeza suspeitos de irregularidades. O PT concorda apenas em aprovar um grupo de estudos sobre alternativas
para os contratos.
Colaborou a Folha Online
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