São Paulo, terça-feira, 10 de abril de 2001

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ADMINISTRAÇÃO

Edital é alterado um dia após publicação; mudança refere-se à quantidade e ao tamanho de veículos exigidos

Prefeitura modifica concorrência do lixo

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dia depois de lançar um edital de concorrência emergencial para contratação de empresas que farão o serviço de varrição e coleta de lixo, a prefeitura alterou a quantidade de veículos exigida.
O edital foi lançado oficialmente na sexta-feira, com uma publicação no "Diário Oficial" do Município. No sábado, o Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) mudou as exigências: serão necessários 546 caminhões.
Atualmente, são utilizados 370 caminhões para o trabalho. A alteração, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), vai possibilitar que um número maior de empresas possa participar da concorrência, que será feita em caráter emergencial.
Isso porque, segundo a assessoria, apesar de pedir mais caminhões, a prefeitura retirou a exigência de que eles fossem de 10 m3, o que restringiria o número de concorrentes que teriam os equipamentos disponíveis.
A assessoria de imprensa informou que o que será levado em consideração é a equivalência de quantidades em relação à capacidade volumétrica.
Isso quer dizer que, se uma empreiteira tiver um número de veículos inferior ao determinado pelo edital, mas esses caminhões forem suficientes para transportar a mesma quantidade de lixo, ela poderá concorrer.
A concorrência dividiu a cidade em nove lotes. O mesmo ocorreu na gestão do ex-prefeito Celso Pitta (PTN), cuja concorrência foi cancelada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município).
Até o início da noite, 19 empresas haviam apresentado a documentação de habilitação. São elas: Bauruense, Bom Tempo, Cavo, Cobep, Construrban, Cooperfemo, Ecopav, Enob, Gomes Lourenço, Locanty, Marca, Queiroz Galvão, Severo Vilares, Transpolix, Vila Nova, Vega, Cliba, Marquise e Enterpa. As quatro últimas fazem o serviço atualmente.
São recolhidas cerca de 16 mil toneladas de lixo por dia na cidade. A concorrência emergencial terá validade de seis meses. Nesse período, a prefeitura pretende finalizar um novo edital e promover nova licitação, para um período de um ano.
Hoje à tarde deverá ser realizada uma vistoria nos veículos e, amanhã, a abertura dos envelopes com as propostas de preço. Os caminhões não poderão ter mais de cinco anos de fabricação.
Na semana passada, o diretor do Limpurb, Alfredo Luiz Buso, afirmou que o critério para escolha das empresas será o de menor preço. Dessa forma, uma mesma empresa poderá ser escolhida para fazer todo o serviço na cidade.

Investigação
A bancada do PT na Câmara descartou ontem, durante reunião do colégio de líderes, aprovar a criação de uma comissão especial para investigar contratos emergenciais de limpeza suspeitos de irregularidades. O PT concorda apenas em aprovar um grupo de estudos sobre alternativas para os contratos.


Colaborou a Folha Online


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